QUANDO A GENTE SE TORNA 'HOMEM'

Para meus filhos, amigos deles, parentes, alunos mais próximos, sempre que pude, deixei bem claro o que significa verdadeiramente ser UM HOMEM. É que o adolescente, sobretudo quando atinge a maioridade, costuma querer afirmar-se e conceder-se determinadas liberdades, como se homem completo já fora. Em realidade, a vida exige bem mais do que o jovem acredita que já possui, principalmente responsabilidade, seriedade, disciplina, disposição para eventual sacrifício e solidariedade. O jovem é egoísta, individualista, centrado em si mesmo, é normal, desde que sem exagero. Só com o passar dos anos, com a experiência e a aquisição de conhecimentos é que se apercebe das múltiplas exigências do dia a dia, da família, da sociedade e da sua própria existência. Não importa tanto assim se você já entrou na Faculdade, é bom nos estudos, tem namorada, dirige automóvel, é festejado pelos amigos e colegas pelo humor, simpatia ou inteligência; tanto faz o carisma, a admiração alheia e o fato mesmo de contar com uma boa índole. O homem de verdade é aquele que se esforça, que enfrenta barra difícil, que se dedica, que tem compromisso e seriedade, quer dizer, senso forte de responsabilidade, por si e pelos outros. Não precisa ser campeão de nada, pode ser o mais discreto dos indivíduos, só não pode achar que é o umbigo planetário, folgando na vã filosofia do "mãe me ajuda, pai me acode". Esta receita tem prazo de validade. É, enfim, aquele que não inventa pretextos para fugir da raia na hora em que os parentes e amigos precisam, que zela por si e pelos outros que necessitam de apoio, que ajuda a cuidar do patrimônio e tenta contribuir de algum modo para não ser peso morto dentro de perspectiva razoável de tempo e conforme reais possibilidades. Quando a maturidade chega, a pessoa tem de dar-se conta de que nem tudo é festa ou prazer, que o mundo não gira ao redor de si, que a humanidade só sobreviveu e evoluiu por que muitos e muitos foram para o sacrifício, lutaram, defenderam as boas causas, produziram riquezas e souberam compartilhá-las, sem se fazerem de coitadinhos ou de vítimas da História. É um peso ser responsável, sem dúvida, mas, pequeno ou grande, você só será um HOMEM de verdade quando atingir um patamar aceitável de seriedade e comprometimento. Você não precisa contar com muitos recursos, basta ser confiável e operoso. Neste segundo domingo de maio, Dia das Mães, esta reflexão adquire foros de admiração e respeito pelos nossos Maiores, que nos puseram no mundo e zelaram para que não fôssemos jogados longe durante as rotações do planeta. Por maiores que possam ter sido os defeitos de nossos pais - e não foram maiores que os nossos próprios - eles servem-nos como referencial, tanto quanto seus bons ensinamentos e exemplos. Não importa o tamanho de seu sucesso. A gente costuma queixa-se dos pais, por isto ou por aquilo. Às vezes até justamente. Mas, a verdade é que só nos tornamos realmente HOMENS quando aprendemos a reverenciar suas lutas, dificuldades, fraquezas, sacrifícios e conquistas, especialmente quando nunca desertaram e fizeram esforço para estar presentes em nossa vida. As pessoas são diferentes, mais ou menos prestativas, mais ou menos doces e carinhosas, mas ser pai ou mãe é muito mais que isto: o destino tornou-nos uma estrela-guia para a jornada da família. É o que confere importância invulgar à missão. É um desafio a todos os humanos.