He Ain't Heavy, He's My Brother
"Ele não é pesado, ele é meu irmão"
"Ele não é pesado, ele é meu irmão"
A canção He Ain't Heavy, He's My Brother, sob autoria dos The Hollies, na década de 60 é sucesso mundial.
Tão bela quanto a canção é o fato que inspirou seu nascimento e que sempre me comoveu. Segundo ouvi contar na minha juventude, tudo começou na Missão dos Orfãos, em Washington, DC.
Conta-se que certa noite de violenta nevasca, o padre designado para aquele plantão ouviu alguém bater à porta. Correu a abri-la, deparando-se com um menino franzino coberto de neve, vestido com roupas por demais insuficientes para protegê-lo do frio intenso e que trazia às costas um outro menino mais jovem.
A fome ingrata estampada naqueles rostos infantis, o frio cruel e a miséria que abrolhava dos seus corpos causaram imediata comoção ao padre, que os acolheu. Assim que os dois meninos adentraram a entidade, o sacerdote exclamou: "Ele deve ser muito pesado." Ao que o garoto que carregava respondeu: "Ele não é pesado, ele é meu irmão." Em realidade, os meninos não eram irmãos de sangue, mas a convivência na rua e o sentimento de solidariedade neles implícito, os transformara em irmãos.
Ao saber da comovente história, o autor da música inspirou-se, compondo-a. Em refrão, imortalizou a frase de caráter humanístico: He Ain't Heavy, He's My Brother.
Os meninos foram adotados pela instituição.
Fica-nos um exemplo de humanidade solidária, numa época tão carente de nobres valores.
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz