Smartphones
Amo a leitura, seja de um bom livro, impresso ou virtual, um jornal, revistas, internet, enfim, eu e talvez quase todas as pessoas amam ler alguma coisa. Acho que aprendemos e apreciamos a leitura antes mesmo de aprendermos a ler. Quando pequenos, nossos pais liam histórias e nossa imaginação aprendeu o caminho para se conectar às nossas nuvens dos sonhos e deixar-se levar pela imaginação. Muitas cartas também recebidas quando eramos crianças, jovens, fizeram com que tomássemos gosto por receber notícias, assim, entendo o prazer quase necessário quando recebemos um e-mail pessoal, nos acostumamos à essa leitura que sempre nos traz surpresa em seu conteúdo, assim também eram as cartas. Antes de abri-las, olhávamos quem havia sido o remetente. Quando estávamos aguardando uma correspondência então, as vezes ficávamos na janela no horário do carteiro chegar e na velocidade em que ele colocava a carta na caixa do correio de casa, lá íamos nós correndo para abrir a caixa do correio e catar a correspondência.
Até hoje é um ato de prazer abrir a caixa de correspondência de casa e ver se tem cartas para nós. Quem não gosta de olhar e ver que chegou cartas de quem gostamos?
Hoje em dia, temos uma outra caixa de correio e é virtual, agora nos deparamos com mais possibilidades de receber correspondências, as boas e as ruins. Elas são rápidas para serem produzidas e muitos mais rápidas para chegar ao seu destino. As que aguardamos com ansiedade e aquelas que poderão danificar nosso computador e até roubar nossas senhas. Com cuidado, sem dar mole para os bandidos cibernéticos, podemos com segurança selecionar as que devem ser abertas e deletar as que não conhecemos ou não queremos ler. Pelo menos, continuamos com a opção de ler apenas as mensagens que queremos.
Precisamos estar conectados ao universo das informações e nada melhor hoje em dia do que a Internet para assuntos relacionados à...Quase tudo, inclusive ler livros, recados, noticias, fofocas...Toda forma de conhecimento é um aprendizado.
Navegamos por esse universo eletrônico e as vezes nos tornamos reféns desses momentos e até podemos correr riscos desnecessários. Algumas vezes, vejo pessoas e também já me peguei no trânsito atendendo telefone, lendo mensagens e tentando enviar mensagens, algumas consegui, mas jurei evitar à todo custo a navegação no trânsito. Se deixarmos rolar, vamos nos acostumando e pronto! O melhor mesmo é utilizar um aparelho de bluetooth caso seu smartphone aceite ¨parear¨ele (conectar) ao som do carro. Tendo esse recurso e podendo falar ao telefone pelo viva voz, discar um número de telefone utilizando um comando de voz, haverá um pouco mais de segurança e um conforto tremendo para aqueles que necessitam atender um telefonema dirigindo. Dos males, o menor.
Os aparelhos portáteis de navegação virtual, também chamados Smartphones estão fazendo que todos nós nos tornemos reféns deles. Basta estar num aeroporto ou em algum lugar (mesmo caminhando no shopping) para ver quase todos olhando seus Smartphones, lendo recados, enviando e recebendo mensagens, enfim, fazendo todos os tipos de tarefas, algumas prazerosas, outras, quem sabe discutindo a relação com alguém.
Não se pode perder tempo, vivemos na era da conectividade e pena que algumas pessoas não aproveitam o melhor desse momento e acabam tornando a vida quase toda ela virtual. O caminho do meio, continua sendo o melhor dos conselhos dos sábios. Um momento por favor...Preciso ler um e-mail que acabou de chegar...