O Sentido da Vida Está No Gozo
Penso que um dos maiores ''pecados'' da educação é que tem sido voltada mais para o enfrentar do cotidiano, especificamente para o trabalho) do que para o aproveitamento dela (o gozo). Parece difícil compreender que o mais importante da vida não é o trabalho, nem o dinheiro e sim como encaramos ela , o que sentimos e o que podemos fazer para aproveitar o tempo que resta.
Quando o sentido da vida se baseia apenas na luta e no esforço diário, a vontade de viver vai se perdendo ao longo do tempo. Quando a mente e o corpo estiverem cansados e a única alternativa é ler o livro que nunca leu, ouvir os discos esquecidos e ir para lugares que nunca pôde.
Poucos se dão conta de que o mais importante a ser ensinado não é o conteúdo e nem habilidades para conseguir um bom emprego, mas o respeito, a humildade (sem subserviência) e o olhar voltado para as belezas da vida, seja a música, todo tipo de arte ou o que a vida mais tem de natural.
Como diz Rubem Alves, '' aposentadoria é quando o dragão vira donzela, quando a batalha dá lugar ao gozo. Mas isso, simplesmente gozar, não no foi ensinado. E mergulhamos, então, na tristeza da depressão''.