04- POLÍTICA COM PIPOCA: QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU? ( Comentário político)

QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU? ( Comentário político)

Que o brasileiro tem memória curta, isso ninguém nega. Mas a este grupo excluem-se os políticos, isto porque, ainda que eles não se recordem, existem dezenas de assessores para lembrá-los de determinados fatos. E, acredito que foi isso que ocorreu com o caso do Dep. presidiário Donadon eleito pela pacata população de Roraima com 43.627 votos.

.....

Dep. -Acho que vou votar a favor da cassação dele. Já foi até condenado pelo Supremo...

Assessor –Deputado, faça isso não. Ele sabe muitas coisas sobre vossa Excelência...

Dep. - É mesmo...

.....

Estava nas mãos dos parlamentares a permanência, ou não, do mandato de Donadon. E, a maioria escolheu o caminho mais fácil, o que não os comprometessem, mesmo sendo a votação secreta: votaram contra à cassação ou apenas não voltaram mesmo estando presentes ou simplesmente nem pisaram o pé na câmara em dia de trabalho. Mas por quê?

Camaradagem. Corporativismo. Uma mão lava a outra... E o famoso “rabo preso.” Suponho (olhem que eu disse apenas supor.) ter sido este último o real motivo para esta cuspidela no rosto dos brasileiros. Tiveram medo de que a história se repetisse.

Nos dois mandatos do presidente Lula essa mesma casa pegou fogo. Aquele esquema de corrupção, que hoje conhecemos por mensalão, fora vomitado pelo então deputado Roberto Jefferson. Os seus pares, num ato de extrema ética e zelo pela coisa pública, decidiram cassá-lo. Cassaram o mandato, mas Jefferson levou consigo quase uma dezena de parlamentares e ministros. Será que foi esse medo de cair junto que ocorreu no caso de Donadon?

O que os demais tem a esconder? Quantos segredos estão correndo o risco de vir à luz? Quem está pondo a mão grande no bem público que só Donadon sabe?

Mas, mais cedo ou mais tarde, outros escândalos saírão debaixo do tapete. Mas besteira. Caso isso aconteça e se, por ventura, ocorrer uma votação para cassar seus mandatos, eles sabem que podem confiar de olhos fechados nos seus pares, mesmo estando preso na Papuda.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 01/09/2013
Reeditado em 25/11/2022
Código do texto: T4461965
Classificação de conteúdo: seguro