40- CRONICANDO: Brincadeiras de criança (Família)

O que é o que é...

Brincadeiras de criança (Família)

Ontem vi meus sobrinhos brincando de algo que há muito não via ninguém brincar: o que é o que é...

Brincavamos na escola, em casa e na rua. Diversão simples, que pouquíssimos esforços requeria além do mental, claro.

O que é que não tem boca mais fala? Não tem pé mais anda? Logo respondíamos: Carta. O que é que cai em pé e correr deitado? Chuva. Tinha até umas mais picantes: O que no mato está batendo e em casa está calado? Machado. E completávamos: “Teu cu tá inchado”. E caiamos na risada.

Pois bem, vendo meus sobrinhos brincando, ouvi a seguinte pergunta, que o pequeno Gibran Kalil (uma homenagem dos pais ao grande poeta, e mais algumas coisas, do século 20) apresentava à pequena Anita: Quem sou eu? Tenho um e cinquenta de altura...

- Napoleão!

- Não vale, não Anita. Tem que deixar terminar, reclamou Kalil. Vou fazer outra. Descobre essa charada: O amor do leite pelo café ferveu à nação...

-Essa também não vale. Exclamou Anita. É ampla e dá margens a pelo menos duas interpretações: Uma referente ao nosso período republicano marcado pela alternância de poder entre o eixo São Paulo e Minas, finalizando apenas com a eleição Getúlio em 1930 ou ao amor secreto entre a princesa Isabel e o negro José do Patrocínio que culminou à libertação dos escravos.

- Droga, acertaste. Disse Kalil lamentando. Se Anita errasse ele ganharia, com um placar apertado, mais ganharia. Depois eu soube que o empate foi de 17x17.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

...Nos bastidores...

-Tio, pensa rápido: Qual é o país preferido pelos políticos corruptos brasileiros para pedir asilo?

- O Brasil!

- Poxa tio, também tu não erra uma!

- Estou aprendendo com vocês...

E como estou.

Pessoal, estou publicando este texto sem autorização da minha "editora-chefe" rs, por isso pode haver alguma incoerência verbal ou gramatical mesmo apesar de tê-lo lido várias vezes rs;)

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 22/08/2013
Reeditado em 25/11/2022
Código do texto: T4446827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.