QUANDO CHEGA A ADOLESCENCIA

Você passa uns 14 anos de sua vida falando para o seu filho ser educado, cordial, e, quando chega a adolescência, ele nem cumprimenta os vizinhos com mais de 30 anos.

Você passa uns 14 anos de sua vida ensinando seu filho a limpar o que sujou, a guardar os brinquedos depois que acabou de brincar, e, quando chega a adolescência, ele deixa as roupas jogadas pelo quarto, copo sujo de refrigerante em cima da cômoda, material escolar espalhado pelo chão... mais parece que um furacão passou por ali.

Você passa uns 14 anos de sua vida ensinando bons modos ao seu filho e, quando chega a adolescência, ele acha muito legal arrotar durante o jantar e ainda diz sorrindo "foi mal", satisfeito porque provocou olhares de repulsa e, se você bobear, ele ainda diz arrotando "te amo, mae" e esse é um grande feito!!

Você passa uns 14 anos de sua vida dizendo a seu filho o quanto é bom e importante tirar boas notas na escola, ser aplicado nos estudos, e, quando chega a adolescência, ele diz: "voce acha mesmo que vou tirar A em todas as matérias e ser chamado de ‘nerd’??" Ser um bom aluno e ter boas notas é sinonimo de ser um perdedor e não dá popularidade nenhuma... Dá pra entender isso?

Você passa uns 14 anos de sua vida confortando seu filho quando ele cai e se machuca, dando remédios quando está doente, sempre por perto quando ele precisa, e, quando chega a adolescência, você vê sua filha telefonando para a melhor amiga para desabafar aquela dorzinha do amor não correspondido, ao invés de conversar com você.

Você passa uns 14 anos de sua vida vestindo seu filho e procurando combinar côres, estilos, até porque, você quer vê-lo bem vestido e, quando chega a adolescência, sua filha te diz: "você não entende nada da moda de hoje em dia, deixa que eu compro as minhas roupas".

Você passa uns 14 anos de sua vida levando seu filho para a praia, circo, cinema, zoológico e, quando chega a adolescência, ele prefere ficar em casa as férias inteiras a ir a qualquer passeio com você, por mais legal que seja, aliás, quanto mais legal fôr o passeio, menos eles querem a sua presença.

Você passa uns 14 anos de sua vida ensinando seu filho como dizer "não" ao sexo, como dizer "não" às drogas, como dizer "não" ao álcool e, quando chega a adolescência, chega com ela os amigos mestres, aqueles que o levam a, pelo menos, "experimentar" um pouco das coisas proibidas, as quais ele experimenta, sem o menor pudor.

Você passa uns 14 anos de sua vida sendo a pessoa mais importante na vida do seu filho, a personagem principal das suas fantasias, a heroína de suas histórias, e, quando chega a adolescência, seu mundo se torna tão fechado pra você, tão restrito...

Enfim, você passa muito tempo de sua vida transmitindo valores a seus filhos, os seus valores, a sua experiência, a sua visão, mas, quando chega a adolescência, as escolhas são tão deles... os caminhos são tão outros, e eles te dizem: "no seu tempo foi diferente..." e nem podemos discordar, os tempos foram mesmo diferentes. Diante disso, você vai procurando, desvairadamente, acompanhar o ritmo deles, que é mais acelerado, mais disforme, inconstante, assim como inconstante é o humor e a disposição que eles tem para conversar.

Você é a melhor mãe do mundo no Dia das Mães, enquanto nos outros dias, eles perguntam: "por que você nao é como a mãe dos meus amigos??"

Você é quem os compreende mais do que qualquer pessoa no mundo, mas ainda assim, eles não te dão créditos pelo que diz e nem seguem seus conselhos...

Eles te machucam com coisas que dizem, sem saber que estão machucando... eles nem percebem os seus sentimentos, porque agora, nesse momento, apenas os sentimentos deles têm valor.

Sabemos que isso é uma fase e que essa distância sutil entre mãe e filho se dissipará, quando os anos trouxerem a eles a maturidade, a responsabilidade, o casamento, os filhos... então, você vai retomar seu lugar, aquele que tinha tanta importância nos primeiros 14 anos da vida deles.

É mágico ver os filhos crescerem e desabrocharem, com os acertos e erros naturais para a idade deles e ser mãe de adolescente é vê-los, dos bastidores, atuando no palco da vida. É importante pra eles que você esteja ali, por detrás das cortinas, dirigindo a peça, mas os aplausos são só pra eles, ao final de cada ato.

Ser mãe de adolescente é um grande mistério...