Governos precisam investir em educação

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Aparecida de Goiânia localizada no entorno de Goiânia tem cerca de 500 mil habitantes e é uma das cidades que mais crescem no país. Por ser uma cidade com grande crescimento populacional, Aparecida de Goiânia padece por falta de infraestrutura, como falta de rede de esgoto, água encanada e asfalto.

Aparecida de Goiânia também sofre com o aumento do índice de violência e criminalidade, que tem sido um dos mais altos do país. A onda de violência e criminalidade não é consequência da falta de um policiamento ostensivo, pois a polícia não é onipresente, ou seja, não pode estar em toda a parte. A insegurança pública se deve a pobreza e a baixa escolaridade da população.

O problema de Aparecida de Goiânia é semelhante ao de muitas cidades do entorno de capitais que tiveram um crescimento rápido e não investiram em educação e desenvolvimento social. São cidades dormitórios, onde faltam empregos, escolas e universidades. Nessas cidades o consumo de bebidas alcoólicas e drogas entre os jovens também é um problema social. As drogas alimentam o mundo do crime. Conforme pesquisas, quem tem curso superior tem menos chance de se envolver com o mundo das drogas.

A Polícia precisa ser mais operante, mas não é a solução a longo prazo. A solução seria os nossos governantes investirem em escolas profissionalizantes e universidades, e incentivarem a indústria e o comércio. Hoje em dia os jovens precisam de mais estudos e de formação profissional para entrarem no mercado de trabalho. E quem tem um curso superior tem uma melhor visão do mundo e mais chance de progredirem na vida.

O Governo de Goiás, prefeitura de Goiânia e 18 cidades do entorno de Goiânia lançaram em conjunto um projeto de lei denominado Programa Passe Livre Estudantil, e que ainda depende da aprovação da assembleia legislativa e câmaras municipais. É uma boa iniciativa de nossos governantes que visa incentivar os jovens a concluírem seus estudos. Os nossos governantes também precisam investir em universidades gratuitas. Uma coisa é certa, países que investiram e que ainda investem em educação como Estados Unidos, Japão e Alemanha têm menos índices de violência e criminalidade.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 29/06/2013
Código do texto: T4364201
Classificação de conteúdo: seguro