SE VOCÊ AMA UMA FLOR...

Se você ama uma flor, não deseje ser sua dona ou dono, deixe-a ser a flor que é, deixa-a ser ela mesma, e seja voce a flor que és também, em sua inteireza. Aprecie-a exatamente como ela é, com o encanto que ela lhe causa, e mostre-lhe a flor que és, com simplicidade e transparência, seja sincera/o, sem máscaras e jogos inúteis, e confie.

Dialogue, curta, estimule, apoie, ouça, compartilhe, divida, ria junto, demonstre seu afeto do jeito que souber. Cada flor tem seu jeito de demonstrar, não se importe se seu jeito é diferente do dela, apenas mostre seu afeto do seu jeito próprio. Regue-a com sua doçura, tente compreendê-la e se colocar no lugar dela o mais possível, admire-a, caminhe a seu lado, torça por ela, ore por ela, cuide dela com carinho, faça o que for possível para ajudá-la a realizar seus sonhos e para auxiliá-la no que ela lhe pedir, tente sempre ter o máximo de paciencia com ela e consigo nas horas mais difíceis ou estressantes, peça perdão quando errares com ela, perdoe-a sempre no mesmo instante em que ela lhe pedir perdão por algo, perdoe sem hesitar, e nao fique guardando mágoas, isso não serve pra nada.

Brinque com ela, tente mostrar-lhe no cotidiano o quanto ela é maravilhosa e importante pra voce, mostre isso tanto com palavras quanto com pequenas atitudes no dia-a-dia, seja gentil com ela, tente lhe proporcionar momentos aconchegantes, tranquilos, alegres, prazerosos, criativos, simples, bons, quando estiverem juntas/os, e quando sentir saudade, diga-lhe, para que ela saiba que faz falta, contudo, não queira estar junto o tempo inteiro, respeite seus espaços com outras pessoas e atividades e interesses, que não incluem voce, não queira estar incluída/o em tudo, o tempo todo, isso não é saudavel, tenha seus proprios espaços, interesses, atividades tambem, seja livre e deixa-a livre. Não se preocupe, o amor não diminui na verdadeira liberdade e integridade, ao contrário, só cresce.

Enfim, dê a ela o melhor de voce que conseguir, MAS... não deseje tomar posse dela como se fosse sua dona ou dono, não queira ocupar todos os espaços, poupe-a de suas inseguranças e ciúmes desequiibrados. Um pouco disso é normal, todo mundo sente um pouco de insegurança num relacionamento e, caso se sinta assim, converse, conversar ajuda a diminuir as inseguranças, converse, divida suas fragilidades, isso não te diminuirá em nada, converse sempre, porém, não a machuque desnecessariamente, e não fique achando que ataques ciumentos são prova de amor, porque não são, são apenas sinal de que voce não está bem, de que está se sentindo insegura/o, ou, em caso de grau alto demais, de que está doente emocionalmente e precisa se tratar.

Não queira, também, cortar as pétalas e asas da flor que diz amar, nem controlar seus passos, seus gostos, seus desejos, suas amizades, suas viagens, suas fantasias, pensamentos, emoções e sabe-se lá mais o que...isso não é amor a ela, é apenas narcisismo seu. Se voce ama uma flor, respeite-a, considere-a um tesouro, o tesouro mais precioso que te foi dado de presente, mas que não é nem jamais será sua propriedade, mas que te foi dado apenas para que ames, não para que desames, e que ames em liberdade recíproca e em gratuidade e gratidão profundamente singela.