Brasil nas Olimpíadas de Londres

Nas Olimpíadas de Londres, Inglaterra, conquistamos 17 medalhas, ficamos na 22ª posição no ranking geral de medalhas. Foram 03 ouros, 05 pratas e 09 bronzes. Superamos o número de medalhas conquistadas em Pequim, China, que foi 15, sendo 03 ouros, 04 pratas e 08 bronzes.

A expectativa era que conquistássemos mais medalhas em Londres. Mas algo deu errado; nossos atletas favoritos não renderam o esperado. Diego Hipólito, Fabiana Muher e Maurrem Maggi amarelaram. No esporte coletivo também amarelamos.

As nossas 03 medalhas de ouro foram conquistadas com muita garra. A nossa seleção feminina de vôlei com altos e baixos chegou à final, onde venceu os Estados Unidos de virada. As outras 02 medalhas de ouro foram inéditas, modalidades que nunca logramos êxito, ou seja, judô, com Sarah Menezes e ginástica artística com Arthur Zanett.

As nossas maiores decepções ficaram por conta da seleção masculina de vôlei, que perdeu a final para a Rússia, e da seleção masculina de futebol, que perdeu a final para o México, que jogou com uma seleção de meninos. E continuamos sem nunca ter conquistado uma medalha de ouro no futebol.

A nossa seleção considerada a mais cara não conseguir ser campeã. No futebol hoje em dia não existe favorito. O que vale é o esquema tático, a garra e a determinação dos jogadores. Os jogadores precisam de incentivo. Por isso os técnicos precisam estar sempre atualizados.

Aprendemos a lição que não é preciso ser favorito para vencer, e que nem sempre o melhor vence. Em comparação com outros países, conquistamos poucas medalhas. A nossa expectativa é que nas Olimpíadas de 2016 que será realizada no Rio de Janeiro conquistaremos mais medalhas. Mas para isso acontecer, precisamos investir mais no esporte estudantil e amador.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 26/04/2013
Reeditado em 26/04/2013
Código do texto: T4260181
Classificação de conteúdo: seguro