32- CRONICANDO: COMO ANTIGAMENTE

COMO ANTIGAMENTE

-Tem querosene?

-Tem sim, quantas garrafas?

- Cinco litros.

- Sete reais!

- Obrigado.

Eram, por coincidência, os últimos cinco litros de querosene que havia na ex- bodega que, regredira um grau,agora é um mini mercadinho.

-Zé? Pra que tu quer esse querosene todo, homem? Tu que tocar fogo na casa, é? Perguntou D. Maria.

Zé vagarosamente foi ao quartinho dos troços. Pegou os antigos lampiões, lamparinas, o boi de fogo e o que mais pudesse gerar luz á base de querosene.

Tudo já estavam bastante empoeirados. Desde que a energia elétrica chegara à região, no inverno passado, tais utensílios, tão importantes para a vida do cabloco sertanejo, haviam sido escanteados. Viraram cacarecos.

Zé também foi ao posto. Encheu um galão de Diesel e aproveitou para dar recarga na bateria.

De repente surgem os primeiros curiosos: "Tá fazendo o que Zé? Não se acostumou com a modernidade?" Riam, chacotavam. Zé, introspectivo, nem ligava. Estava compenetrado no seu trabalho.

Cansado, suado e doido por uma dose, assim que terminou tudo foi á barraca de Joãozinho.

-"Tá inventado o que Zé com aquelas parafernalhas todas?"

-"Mas tarde você verá. Bebeu, pagou e saiu."

- “Esse Zé tá muito estranho hoje...” Foi o que todos disseram.

Zé olha para o relógio, puxa a velha cadeira de balanço, acende o cigarro de palha e descansa olhando para o horizonte. Ao longe, já percebe umas nuvens. Pouco depois, um vento frio, prenúncio de um mais forte, que chacaleja a copa das árvores.

-"Vem Zé, me ajuda a apanhar as roupas que lá vem a chuva."

Premeditadamente, Zé levanta-se bem devagarzinho. É o momento em que a chuva chega. Torrencial. Tempestiva. Raios e trovões. Tudo escurece como de repente.

Zé pega um fósforo e vai de candeeiro em candeeiro acendendo-os. Liga os motores e a bateria. Desconecta os aparelhos da tomada e PRUM. Cai um raio bem em cima da caixa de força que distribuía energia para a cidade.

Zé dá uma olhadinha pela janela antes de fechá-la, observa a total escuridão, pega o seu controle remoto e liga a TV.

-Bem na hora...

Zé e Maria foram os únicos da cidade que assistiram o capítulo final da novela das nove. Foi tipo uma pré-estréia do fim. Os outros que assistissem a reprise do sábado, isso é, se a energia elétrica já tivesse sido restabelecida, qualquer coisa era só comprar mais diesel e com ingressos a casa ficaria lotada. Mais isso só no sábado porque na sexta, a sessão seria particular.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 24/04/2013
Reeditado em 25/11/2022
Código do texto: T4257922
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.