Deus conta com você!

Eu não tomaria aquele ônibus de manhã. O vi cheio de mais, mas como se demorou no sinal, acabei embarcando. E mesmo ali desajeitado, com o peso da mochila nas costas, espremendo-me entre os passageiros, fui refugiar-me no fundo.

E lá estava ele. Nunca vira antes, em quase um ano fazendo esse mesmo trajeto. Era simples: negro, chinelos gastos. Segurava firme sua bíblia em uma das mãos e com a outra gesticulava levemente. Estava talvez a cinco ou dez minutos pregando o texto do Profeta Jonas. Não pregava pra plateia; sua voz era baixa e cansada, de modo que eu precisei ficar num silencio concentrado para ouvi-lo.

Não era eloquente e nem conhecia as artes da retórica, mas entre uma ou outra palavra disse esta que me confrontou certo: “E você, por que dorme?”. O pregador falou ainda por mais cinco ou seis minutos e desceu na parada próxima.

________________

Sem delongas, é sabido que o profeta Jonas foi chamado por Deus para ir até a cidade de Nínive anunciar o castigo iminente de Deus para aquele povo que deitava e rolava no pecado. Historicamente Jonas não ia com a ‘cara’ dos Ninivitas e achava um justo castigo sua destruição total, decidiu por livre e espontânea vontade contrariar Deus comprando passagens para o Navio que levava a Társis, cidade perfeita para um passeio turístico. E para que ninguém desconfiasse de nada mesmo, foi refugiar-se no fundo do porão do Navio e caiu em uma letargia profunda... Mas Deus com sua força e soberania soprou ventos tão fortes que o barco ia à pique! Foi quando Deus falou pela boca de um marinheiro: “O barco está afundando e você dorme??”.

Deus mandou uma palavra hoje de manhã até mim, como uma flecha atingiu minh’alma. Eu sei que tenho um chamado, tenho um ministério pra honrar, e ele continua contando comigo.

E você? Deus já falou contigo hoje? Há quanto tempo você não ouve a voz de Deus? Pare de dormir nos porões dos barcos, desperte pra vida! Prefira ouvir a voz de Deus que as mordomias que a vida oferece! Saia do comodismo! Saia da sombra da aboboreira! Levante Deus te quer em Nínive, não em Társis! E por mais que você relute, desobedeça a sua vontade e até durma o sono da omissão. Deus te sacode hoje, manda um bicinho ferir a planta, ele te quer no centro de sua vontade. Ele te constrange! Ele ainda conta com você!

Faça essa oração comigo: “Oh Deus, perdoa minha relutância, minha soberba, minha teimosia, estou te ouvindo bem agora, me ajude a ir...”.

_______________________________

São Luís-MA. Reflexões pra vida. Dezembro. 2012.

Wellington Varjão Poeta
Enviado por Wellington Varjão Poeta em 03/04/2013
Código do texto: T4221405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.