PARA SIMPLES INFORMAÇÃO

PARA SIMPLES INFORMAÇÃO 010.701

O mandamento clássico da democracia declara que o poder emana do povo; entretanto, nem sempre se vive esta que deveria ser uma verdade inabalável, posto que a informação, a qual se constitui atualmente em dos principais sustentáculos do poder, nem sempre o povo a detém, por antecedência.

Felizmente, como tudo, este quadro passa por modificações nos dias contemporâneos de vez que no Mundo e no Brasil a informação já circula com a velocidade da luz, ou seja, os fatos e as fotos são transmitidos em tempo real. Com isto a informação chega de forma extremamente veloz ao cidadão, provocando dele reações inacreditáveis ou até mesmo sua interferência em pontos do poder que antes eram julgados intocáveis.

Ocorrência política recente, a renúncia de poderoso senador da república tinha motivos aparentes lastreados em seu envolvimento com o painel de votação daquela alta casa de leis ou em seus desentendimentos com o chefe-maior do poder executivo. Porém o próprio canal de televisão, diretamente ligado aos trabalhos do Senado, e as páginas da Internet, mostrando, em diversas linguagens, as opiniões de outros políticos, de empresários e de estudiosos, ampliaram o leque de informações capaz de chegar aos cidadãos, o que levou ao desnudamento de outras facetas que até então passariam ignoradas. A partir daí os cidadãos conseguiram formar correntes, expressando seu descontentamento, também em tempo real, através de manifestações remetidas aos senadores por meio que, dia-a-dia, ganha espaço e popularidade, o e-mail (correio eletrônico, ou seja, um recurso da informática para remessa e recebimento instantâneos de mensagens escritas). E estas manifestações pesaram decisivamente na renúncia do senador. Vale lembrar que manifestações deste porte, já no próximo ano, estarão refletidas nas urnas eletrônicas que serão acionadas para escolha de novos Presidente e Senadores da República, Governadores de Estados, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

Por outra via, estes fatos recentes comprovam que os políticos estão cada vez mais expostos, exigindo-lhes atuações de peito aberto.

Em simultâneo ao crescimento de volume de informações que chegam ao cidadão, dois outros fatores - os níveis de educação da população e os avanços tecnológicos - também têm crescido a tal ponto que a somatória desses três fatores acaba por instalar, no colo dos políticos despreparados ou mal-intencionados, verdadeiras bombas-relógios.

É bom que se registre que o acesso à informação no Brasil ainda é restrito, mas em breve o avanço da Internet bem como a telefonia móvel (celular) e a própria televisão específica (canais da TV Câmara, TV Senado e TV's Legislativas Estaduais e de cidades grandes) estarão atingindo a maioria dos lares, o que provocará, sem dúvida, abalos na estrutura de poder vigente.

Através da disseminação da informação - eis aqui a nova era da informação, a nova economia da informação - distribui-se o poder, consolidando aquele mandamento clássico evocado no início; e estas novas regras valem também para as esferas regionais e locais de política, de tal modo que visão curta terá o homem público que não aceite a exposição, o trabalho franco e de peito aberto.

De agora em diante , quem se vir obrigado a ser testado pela opinião pública necessariamente terá de prestar mais atenção aos movimentos dos novos tempos, onde a política está deixando de ser um jogo de esconde-esconde para ser, cada vez mais, o jogo da verdade.

Sorocaba, aos vinte e três dias de fevereiro de 2013.