NÃO ME ASSOMBREM COM VOSSA SUPREMA MAGNIFICÊNCIA!

Estou realmente cansadíssima e irritadíssima, pra dizer o MÍNIMO! com tanta gente que vive a rir e caçoar dos erros ortográficos alheios, como se alguém que escreva uma palavra incorretamente, segundo a norma oficial, fizesse isso propositalmente!

Se eu ou voce que me lê, neste instante, conseguimos escrever as palavras corretamente (mas lembre-se de que também nem sempre, porque também temos lapsos e podemos errar, embora ninguem goste de admitir!), isso não se deve a nenhuma superioridade nossa, nem a maior inteligência, isso só se deve ao fato de que, um dia, aprendemos como se escrevem as palavras na forma culta oficial. E NÃO APRENDEMOS SOZINHOS/AS! ALGUÉM NOS ENSINOU!NINGUÉM NASCE SABENDO SEQUER FALAR, QUANTO MAIS ESCREVER!

Logo, é óbvio ululante que, se alguém escreve uma palavra incorretamente, é apenas porque ainda não teve a oportunidade de aprender a forma correta. Então, ao invés de zombar dos/as outros/as, se somos tão mais "espertos/as", "cultos/as", "inteligentes", "refinados/as", etc, etc, etc, por que não lhes ensinamos a forma correta, isso seria bem mais útil e respeitoso da dignidade humana! Sinto muito, mas essa atitude de total desrespeito e humilhação me indigna! E quando vem de gente que se pensa professor ou professora, aí é muito pior! Aí chega a me embrulhar o estomago!

Para quem não sabe (apesar de ser tão inteligente e sabichão/sabichona), todas as palavras que hoje utilizamos têm uma história, e a grafia de grande parte delas ja foi muito diferente no passado, e foi modificada com o passar do tempo. Pois é, as palavras são vivas e têm história! E as transformações vieram não das imposições da grafia escrita, mas, ao contrario, do desenvolvimento da linguagem falada. Isto é: conforme o povo ia modificando o seu jeito de falar, a grafia das palavras escritas, com o tempo, também se transformava. Hoje o que falamos e escrevemos, e ficou estabelecido oficialmente que deve ser com "l", por exemplo, em palavras como "claro", "clemência", "clima", "ciclone", "claudia", etc, no passado de suas origens ja foi falado e escrito com com o "r" e vice-versa, muitas que se originaram com "l", hoje usam o "r". Assim ocorreu com outras letras e grafias também. Ah, mas voces que zombam e são tão inteligentes, não sabiam disso, não é mesmo ? Fico mesmo assombrada com tanta "superioridade" muito acima de qualquer "ignorância"!

Peço, por gentileza, um grande favor à sociedade e à humanidade, a quem estiver lendo estas linhas: que não se ria de quem diz "menas", apenas lhe mostre com simplicidade que, atualmente, por enquanto, na grafia oficial que utilizamos, não se diz "menas", mas "menos". Peço o mesmo para palavras como:

"ansiedade", "imensidão" : explicar, com simplicidade, que atualmente elas são escritas com "s" e não com "c"

"incomodar" : explicar que é com "i" e, não com "e"

"mais": explicar que "mais" com i refere-se a quantidade numérica, e quando se diz "aconteceu isso, mas..", "eu queria aquilo, mas...", não sei, mas...", não se usa o "i", é "mas" sem o "i" (isso por enquanto, porque no futuro esta é uma das palavras que têm tudo pra mudar de grafia)

expressões como "nada a ver" não utiliza o "h" antes do a, "seje e esteje" não existe, é com "a" no final, "a gente", "de repente", "com certeza" se escreve separado (embora no futuro pode ser que se casem) , "certeza" é com c e z, "comigo" se escreve junto (mas no passado ja foi separado)

etc, etc, etc, etc, etc ( a propósito, não é necessário utilizar o etc mais de uma vez, é redundante, mas... tem uma força maior quando repetido, e gosto assim)

Vamos parar de rir e caçoar, sim ? E transmitir o que sabemos, ajudando no que pudermos, mas sem esquecer que não somos proprietários nem da língua nem da gramática, nem somos os donos da verdade linguística só porque cismamos que a norma culta estabelecida num dado momento histórico, a saber: aquele em que por coincidência vivemos (dentro dos limites, bem limitados, por sinal, dos ambientes em que crescemos, fomos educados e frequentamos) é a mais absolutamente correta, verdadeira, culta e inteligente de todas. Ou voces pensam mesmo que qualquer língua, de qualquer país, falada e escrita hoje, vai ser igualzinha daqui a vários séculos ? Por favor, não me assombrem com vossa suprema cultura e indiscutível poder de previsão, sim ? É demais pra mim! Meu coração é muito fraquinho para estar diante de tanta erudição inequívoca sem levar um grande susto e ser muitíssimo abalado, tenham pena dele, não suportaria tanta magnificência!