CIDADE DE OURO

Cidade de Ouro 150.213

Estou escrevendo diretamente da minha terra natal, esta cidade de ouro chamada Dourado. Muitas das coisas que já escrevi antes também foi daqui mas a maior parte foi em Sorocaba, a cidade da terra fendida. Dourado foi elevada a condição de município em 19 de maio de 1897, portanto há quase 106 anos. Todas as vezes que posso estou passeando por aqui, revendo amigos, cortando cabelo (sou cliente do Luiz Barbeiro há mais de 25 anos!), visitando o Cemitério, onde meus pais, avós e tios estão descansando o sono eterno, indo nadar na piscina que acompanhei a construção desde que tinha 14 anos, fazendo caminhadas diárias de três quilômetros e muitas outras coisas. Este texto mesmo está sendo redigido utilizando o computador da Biblioteca Municipal, que fica defronte o parque São Pedro, onde está o Estádio com seu belo campo de futebol, circundado de árvores de cedrinho e eucalipto além de um vistoso e frondoso pé de jatobá...

Gosto muito de morar em Sorocaba, uma bela e grande cidade, onde de tudo se encontra, inclusive dois grandes times, o Atlético de Sorocaba e o São Bento. Estou lá desde 1974, portanto há 39 anos. Dois de meus filhos nasceram em Dourado mas minha filha nasceu em Sorocaba. Claro que eles gostam de lá mas sempre que é possível também vêm à Dourado. Este texto tem um certo quê de currículo e seria mesmo se fosse escrito nesse formato. Mas não é: é mesmo uma tábua de afeições! O nome afetivo de Dourado é, como não poderia deixar de ser, cidade-coração, por uma razão bem lógica: em seu município está o marco indicativo do centro geográfico do Estado de São Paulo, o Obelisco, um prisma de base quadrada de cerca de vinte metros de altura! É muito significativa essa qualidade, pois "ser" coração de um estado como o nosso levanta bastante o moral da cidade! Entretanto, Dourado não é uma cidade grande, é uma cidade pequena, com cerca de 10.000 habitantes e uma área de 205 quilômetros quadrados a abrigar um grande número de fazendas e sítios que lhe dão a característica de município agropastoril; seu lado industrial volta-se às diversas fábricas de móveis, com o lado comercial originado de muitas pequenas lojas de modas feminina e masculina.

O nome Dourado deriva, como é esperado, do peixe muito encontrado, antigamente, no rio Jacaré Pepira, que corta o município. É de um nome anterior que realmente deriva: São João Batista dos Dourados.

Como pode se deduzir, então, Dourado é benquista por todos os seus filhos, os que moram aqui e em outras cidades.

Em termos políticos, o município elegeu um jovem prefeito, de quem esperamos que muitas novas idéias possam fluir. Já tivemos uma, recentíssima, que foi realizar os bailes de carnaval na quadra coberta do Centro do Trabalhador, dando-se um belo espaço às pessoas para saltitarem à vontade, bailando com prazer aos sons da música vinda de dois conjuntos... Parabéns!

Um outro setor da cidade que apresenta sérios problemas é a presença de médicos para atender aos que necessitam desse profissional; entretanto os primeiros passos para correção já foram dados: os postos de saúde já contam com médicos trabalhando desde bem cedo de modo que aquelas longas filas de pacientes deixaram de existir...

Enfim, Dourado já parece ter iniciado a caminhada para que realmente seu nome se justifique, com alguns pontos brilhantes que deverão, proximamente, ser muitos, de tal sorte que nada venha a empanar o brilho que este centro geográfico de fato merece!

Dourado, aos quinze dias de fevereiro de 2013, um bela sexta-feira.