Tragédia em Santa Maria

Jovens são cheios de energia e de vaidades, por isso curtem as boates, onde há muita badalação e músicas dançantes. Nestas boates rolam bebidas alcoólicas e outras drogas chamadas leves como lança perfume e ecstasy - a droga do amor. Há casos de violência devido a falta de segurança. Sem falar nos grandes incêndios que vitimaram muita gente.

Santa Maria é uma pacata cidade da região central do Rio Grande do Sul, distante 300 quilômetros da capital Porto Alegre. Tem cerca de 270 mil habitantes e 07 universidades, dentre elas, a Universidade Federal de Santa Maria. As estimativas são que existem 27 mil estudantes universitários, sendo que a maioria é de fora.

Devido a grande quantidade de jovens universitários há muitas casas de shows como boates e bares. É comum os estudantes promoverem eventos para confraternização e arrecadação de dinheiro para suas formaturas.

No dia 26 de janeiro a Boate Kiss estava lotada, com quase 2 mil pessoas, para o show da banda gurizada fandangueira, evento promovido por estudantes da Universidade de Santa Maria, para a celebração do fim das férias de verão.

Por volta das 2: 30 de domingo alguém da banda acendeu um sinalizador que atingiu o teto, e imediatamente o fogo se espalhou causando muita fumaça tóxica. Houve muito corre corre e empurra empurra. Era o início de uma carnificina.

Sobreviventes da tragédia disseram que só havia uma porta de saída, mas que devido a muita fumaça muitos não a encontravam e desmaiavam e eram pisoteados. Os Bombeiros e ambulâncias chegaram imediatamente, mas já havia mais de 200 mortos e centenas de feridos.

Acidentes não acontecem por acaso, mas devido a falhas técnicas e humanas. Conforme normas internacionais não se podem usar sinalizadores, os isolantes acústicos não podem ser inflamáveis. E deve haver ainda duas portas de emergência para capacidade acima de 500 pessoas.

Os integrantes da banda serão indiciados por homicídio culposo. Os donos da boate também são culpados assim como os órgãos de fiscalização como o CREA, os Bombeiros e a Prefeitura. A Polícia Civil deve investigar as causas da tragédia e indiciar os culpados. Que essa tragédia sirva de lição não só para a cidade de Santa Maria, mas para muitas outras cidades.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 28/01/2013
Reeditado em 07/02/2013
Código do texto: T4110757
Classificação de conteúdo: seguro