Encriancer *
Sou meio criança.
Aliás, queria ser mais ainda,
mas não consigo, apesar do esforço que faço.
O mesmo esforço que muitas pessoas fazem para não parecer crianças.
Arrancam de si mesmos esse lado lindo e puro de ser, em nome da personalidade e da necessidade de parecer completos e maduros. Até que chega um dia - às vezes na velhice extrema - olham para trás e sentem que a vida deixada poderia ser mais leve... Não precisava apertar tanto... Então, por entendimento, ou por imposição da própria vida, tornam-se crianças novamente.
Penso muito sobre isso e fico por entender como somos. Na fase "adulta" o que mais fazemos é demonstrar que crescemos. É proibido deixar transparecer qualquer traço de criança. Pode tudo, menos ser criança. "Pega mal" ser criança!
Convivi, também, com esse modelo. Há tempos me libertei.
Quando adulto, em minhas dificuldades, o remédio para a superação, foi simplesmente voltar e buscar as atitudes que eu tinha enquanto criança.
Deu certo. Fiz o meu caminho e trilho por ele até hoje. Às vezes, quando olho para trás, me sinto bem ao ver um caminho simples e bonito, e é nesse caminho que eu vou me perdendo...
Ouço e leio sobre pessoas que lembram da infância com uma saudade sem conta e declaram que ali sim, quando crianças, foram felizes... Ora, não faz sentido apartar-se da felicidade, por nada nesse mundo...
O maior sucesso na vida, é ser feliz.
Deixar de ser criança, é infantilidade. Criança é uma das mais lindas invenções de Deus. Carregar esse lado mágico vida afora, é sabedoria.
A vida é brincadeira de criança,
quem muito cresce,
cansa.
*Encriancer: carregar a beleza de ser criança vida afora, toda a vida...