O QUÊ FAZER AGORA

O QUÊ FAZER AGORA 210.103

Difícil dizer com precisão o quê fazer agora (além de escrever esta crõnica, óbvio) mas, por aproximação, como na matemática, é possivel.

A impressão maior que a gente tem é a de que algo deve ser escrito a respeito de alguma coisa que está nos tocando neste momento. E isto parece ser esta imensa vontade de escrever sobre um tema que pode bem ser a ginástica e caminhada que fizemos há pouco como também o pão que fizemos algum esforço para não comer agora no café da manhã.

Isto tem cheiro de algum empreendimento que estamos querendo tomar e, pelo descrito, já dá para saber: esforços em direção à perda de peso!

Pronto! Está bem claro sobre o que pretendemos falar: diminuição de massa. De fato, ginástica e caminhada garantem a perda de algumas gramas além de porem músculos em melhor situação e eliminar suor. O pão, que é carboidrato disfarçado, logo se transforma em açúcar que, a seu turno, transmuda-se rapidamente em glicose que, como sabemos, adentra prontamente na circulação sanguínea e, portanto, é um feroz "engordativo". Essa é a rota do pão! Então, as duas atitudes juntas só podem promover uma perda e/ou evitar ganho de peso, o que de fato pleiteamos.

Minha altura é 1,77 m e, conforme as várias tabelas consultadas, meu peso deve estar entre 78 e 79 kg; entretanto, está em 103 kg, o que configura um excesso de 24 a 25 kg, fato que não é nada bom! Já pensei muito sobre corpo sem exercícios e excesso de peso: isto significa um futuro não muito distante carregado de problemas de saúde.

Daí as decisões que tomei (exercitar-me e controlar a alimentação) serem medidas em prol de mim mesmo!

A próxima variável que entra na estória é o tempo, que, com calma e velocidade normal, passará e certamente trará o que busco: uma vida física mais saudável, onde eu possa caminhar, por exemplo, três mil metros e não me cansar nenhum pouco. Hoje, na caminhada que fiz, andei 2.700 metros, o que já está bom, embora tenha ficado com um pouco de dor nas juntas das pernas.

Como posso ver, os resultados começam a vir.

Bastarão boa vontade e perseverança que atingirei meus objetivos, sem nenhuma sombra de dúvida.

Pronto! Fiz! Falei! Agora basta ter paciência!

Sorocaba, aos vinte e um dias de janeiro de 2013.