Encantos da flor-cadáver

O jarro-titã ou titan arum em inglês, ou flor-cadáver como é conhecida, é originária das florestas tropicais do oeste da Sumatra, uma Ilha da Indonésia, no oceano Índico, e é a maior e malcheirosa "flor" do mundo, podendo chegar a quase três metros de altura e pesar até 75 quilogramas. Literalmente o nome científico, Amorphophallus titanum significa: Falo gigante sem forma. O botânico italiano Odoardo Beccari, foi quem a descobriu em 1978.

A planta nasce como um pequeno tubérculo, que solta uma única coluna afilada que cresce até 16,6 centímetros por dia. Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes. E apesar de seu cheiro inconfundível de carne podre, é mui bela, uma obra prima da natureza, o que é fonte de inspiração para muitos poetas. É magnífica e esplêndida, cheia de poesia. Quem a vê fica encantado e até esquece o seu mau cheiro!

É uma planta carnívora que pelo forte odor atrai insetos carniceiros como besouros e moscas. É cultivada em diversos jardins botânicos pelo mundo. No Brasil está sendo cultivada no Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, onde atrai muitos curiosos. Muitas reportagens já foram feitas sobre está planta!

Apesar de ser muito parecida com uma flor, não é uma flor realmente, mas uma inflorescência apelidada de espádice. Pois de fato a maior flor é a Rafflesia arnoldii, também nativa da Indonésia, e popularmente conhecida como "flor-monstro" devido ao seu tamanho, que pode atingir 106 cm de diâmetro e pesar até 11 kg, e também exala mau cheiro e é carnívora. Mas diferente da flor-cadáver é uma planta parasita que sobrevive de outra planta.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 02/01/2013
Reeditado em 04/01/2013
Código do texto: T4064344
Classificação de conteúdo: seguro