E O FIM CHEGOU.

Sim o fim é chegado:Chegamos ao fim de mais um ano, é mais uma etapa mais uma página que viramos de nosso calendário gregoriano. 2012 foi um ano, que podemos dizer atípico,pois seria este o ultimo ano da espécie humana na terra,já que tínhamos dia e hora marcados para o gran finale. Segundo previsões da civilização Maia,extinta a mais de quatrocentos anos, deveríamos ter ido para o beleléu no dia 21 de dezembro à 1.00 h da madrugada, nunca se priorizou tanto a ecologia,como em 2012 no Brasil, muito se falou em...Rio mais vinte, Palmeiras,Cachoeiras, bicheiros,gaviões, sustentabilidade sacolas plásticas etc.

A saúde foi outro tema exaustivamente prezado, tanto que trouxe à baila, a sugestão feita em 2008 pelo então deputado Domingos Dutra (PT MA) e atual presidente da Comissão de Direitos Humanos, que: profundamente consternado com o estado de saúde dos presos do sistema carcerário brasileiro disse: "Precisamos humanizar o inferno". a SEDS Secretaria de Estado dos Direitos Sociais de Minas Gerais, defende a reformas urgentes,para que os presos tenham uma alimentação balanceada supervisionada por nutricionistas, tratamento e manutenção odontológica,assistência médica e psicológica em tempo integral, áreas individuais com privacidade para visitas íntimas, reajustes periódicos do auxilio detenção, atendimento prioritário e digno em qualquer unidade de saúde e tudo mais que possa promover o bem estar e a integridade da saúde de cada detento.

Está magnífica iniciativa de ação humanitária desenvolvida pela SEDS de Minas Gerais, deveria ser também abraçada pelo "SUS" (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil, para contemplar ao trabalhador, ao cidadão de bem que produz com aferro e dignidade ao desenvolvimento e bom nome desta nação. E tem o fruto de seu labor usurpado despudoradamente na forma de impostos.Em 2012 morreram pessoas de todas as idades,vitimadas por erros grosseiros de profissionais muito mal preparados,em cujas unidades de trabalho, perduram a ingerência e a incompetência, de suas administrações. Houve casos absurdos, como por exemplo o de um senhor idoso da cidade de Osório RS, que morreu após ter alimentos injetado na veia, uma senhora também idosa de S. João do Meriti RJ,morreu após ter recebido uma injeção de café com leite, ainda no Rio uma senhora morre após ter sopa injetada na veia, em São Paulo uma menina de doze anos teve morte instantânea após receber vaselina liquida na veia, em Belo Horizonte MG, uma criança teve alguns órgãos internos e boca com queimaduras gravíssimas, após ingerir um ácido usado para limpeza, administrado por uma estagiaria de enfermagem.Foram muitos os casos de pessoas que pretendiam somente restaurar a saúde em hospitais, e acabaram perdendo a vida.

Em 2012, ascendeu-se um pequeno lume de esperança, ao vivenciarmos a recorrentes argumentos, do então senhor Ministro Joaquim Barbosa, atual presidente do STF- Supremo Tribunal Federal, sempre com firmeza e tenacidade.por ocasião do julgamento do escândalo do mensalão. 2012 infelizmente no Brasil, foi um ano em que perdemos grandes personalidades, nomes relevantes da arte, da cultura, do esporte, e da política: perdemos o Tinoco, Hebe Camargo, Chico Anysio, Millôr Fernandes, Oscar Niemeyer, Itamar Franco Regina Dourado e outros. E assim encerramos mais um ano que entrará para a história, tendo o estigma de ter sido o ano, que marcaria o final dos tempos. Adeus ano velho.

(Idal Coutinho)

IDAL COUTINHO
Enviado por IDAL COUTINHO em 01/01/2013
Reeditado em 01/01/2013
Código do texto: T4062358
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.