A menstruação não é benéfica

Como diz a música intitulada Cor de Rosa Choque da roqueira Rita Lee, mulher é bicho esquisito, todo mês sangra. A mulher é a única fêmea entre os animais que menstrua, isto é, que frui sangue pela vagina periodicamente. A menstruação nada mais é que o aborto do óvulo que não foi fecundado. A mulher grávida ou que está amamentando não menstrua.

Os hormônios estrógeno e progesterona preparam os vasos sanguíneos do endométrio para receber o embrião, e quando o óvulo não é fecundado ocorre a descamação e hemorragia do endométrio, ou menstruação. A mulher operada não ovula, mas menstrua por ter o endométrio preparado para receber o embrião. A mulher a partir da meia idade deixa de produzir os hormônios estrógeno e progesterona, por isso para de menstruar.

A fecundação do óvulo pelo espermatozóide ocorre dentro da tuba uterina. O óvulo fecundado (embrião) denominado de zigoto, mórula e blastocisto aderem ao endométrio, onde é gerada a placenta. É pela placenta e através do cordão umbilical que a mãe passa todos os nutrientes ao feto.

Alguns médicos dizem que a menstruação não é benéfica para a saúde da mulher, pois causa anemia e endometriose (sangramento irregular que causa infertilidade), e pode ainda causar infecções devido o sangue fruir para a região abdominal, além dos problemas emocionais, TPM – Tensão Pré-Menstrual.

Destarte, alguns médicos recomendam que algumas mulheres por problemas de saúde parem de menstruar, e é quando indicam anticoncepcionais como pílulas. Muitos exercícios físicos também fazem com que as mulheres parem de menstruar. As mulheres de outrora tinham muitos filhos e quase não menstruavam e eram mais saudáveis. A verdade é que a menstruação não combina com fertilidade e geração de filhos.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 26/12/2012
Reeditado em 15/04/2024
Código do texto: T4053867
Classificação de conteúdo: seguro