RECOMENDAÇÕES PARA O DIA FINAL

RECOMENDAÇÕES AO DIA FINAL

Não deve haver grandes transtornos, uma vez que o fato é previsível, esperado e a incidência é de acontecimento certo. Ruim vai ser para quem estiver de plantão no último dia. Ter que registrar o fato, proceder às perícias dos vestígios deixados e documentar o acontecimento. Acho que deverá instaurar inquérito, em face da natureza do fato, ainda que não constitua crime, pois a complexidade da incidência pode ensejar indagações posteriores. Até mesmo para resguardar eventuais questionamentos pelo M.P. Como o fato vem sendo anunciado há algum tempo, não se pode alegar a imprevisibilidade. Outro aspecto importante a ser lembrado é a confissão dos pecados, com antecedência, para efeito de diminuição de pena. As dívidas contraídas e não pagas, neste caso, transcendem e serão cobradas com cálculos diferentes do previsto no ordenamento jurídico aqui vigente. Os processos não julgados por essa justiça de faz de conta serão apreciados por uma corte suprema, que responsabilizará os magistrados desidiosos. Aqueles que estão em curso regular de instrução, serão redistribuídos e decididos no Calvário. Não sei ainda como ficarão nossos precatórios, inscritos para o ano que vem. Se era do conhecimento do governo esse acontecimento, deve caracterizar a má fé e haverá responsabilização. De qualquer forma, dada a previsibilidade do fato e a publicidade que os órgãos de comunicação estão dando nos últimos dias, recomendo que sejam reforçados os plantões e as ações ostensivas, para impedir abusos e, como é de costume em ocasiões dessa natureza, a atuação de vândalos e aproveitadores de oportunidades. No mais, recomendo serenidade, cautela, muita cautela, pois serão inevitáveis as insatisfações e manifestações pelos que não se prepararam para esse momento. Sugiro também que sejam disponibilizados todos os meios de comunicação e oficiado o corpo de bombeiros, bem como os serviços de ambulância e primeiros socorros. Tratando-se de fato inusitado, é aconselhável que de tudo haja registro para experiências no futuro. No dia seguinte, não se sabe ainda se haverá expediente ou se será facultativo. De qualquer forma, o movimento deve crescer e os serviços de plantão devem ser estendidos caso não seja final de semana. Da minha parte, como me interesso pelo assunto, colherei material para uma boa crônica do dia seguinte. A todos, um bom trabalho.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 30/11/2012
Código do texto: T4013671
Classificação de conteúdo: seguro