Se Conselho Fosse Bom...
Alguns conselhos certamente cairiam bem melhor se fossem ditos no momento certo. Em algumas situações até deveriam ser evitados. Afinal, dizem por aí que se conselho fosse bom ninguém daria, e é verdade! Muitas vezes quem aconselha está movido por outras intenções, como procurando um benefício para si próprio, esperando algo em troca. Ou a intenção pode ser mesma a de querer o melhor para outro, mas quando mal ditas podem surtir um efeito indesejado.
Muitos conselhos não precisam ser vindos de amigos, parentes e familiares. Podem ser passados por meio de mensagens, filmes, programas de TV, novelas... livros. Podemos até não nos dar conta, mas quase sempre estamos reproduzindo hábitos e comportamentos por nos sentirmos encaixados em situações que tais meios nos querem mostrar. Pois, quando nos identificamos com a história descrita, procuramos nela encontrar algum tipo de conforto ou saída para os nossos problemas.
No entanto, frases como ´´aproveite cada dia como se fosse o último´´, ou ´´ nunca desista dos seus sonhos´´, são conselhos que estamos cansados de receber por aí. Quando seguidos à risca, podem nos deixar também traumas pela frente, mesmo que tais conselhos estejam cheios de boas intenções e tenham dado certo em muitos casos. Se paramos pra pensar no que estamos aconselhando para o outro, melhoramos a nossa forma de ver e de transmitir a mensagem, sem causar consequências ou arrependimentos futuros.
Eu (como você) aprendi desde cedo que devemos aproveitar cada dia como se fosse o último, viver intensamente sem muitas preocupações. Para mim, viver intensamente era simplesmente se preocupar com o hoje, com o agora e somente com o presente. Assim, pouco importaria se tudo acabasse depois, eu não ia estar mais aqui pra ver o resultado. Então, bastava querer que tudo corresse bem no dia a dia. Só que para se feliz e ir em busca dela não basta somente pensar no presente. Pensar no presente, é pensar muitas vezes em sim mesmo e em mais nada.
Esse famoso ´´deixo a vida me levar´´ que o Zeca Pagodinho tanto prega em sua música, nem sempre é garantia de que seremos felizes no futuro, principalmente quando sentirmos certas privações a partir de uma longa idade, quando o que fazemos agora não nos der mais prazer no futuro. Um futuro incerto, mas que precisa ser logo pensado, pois nem sempre conseguimos fugir.
Se somos sujeitos transformadores da realidade como Paulo Freire e vários pensadores costumam lembrar, não estamos aqui apenas por estar; por acaso. E se temos um motivo, devemos buscar entendê-lo e pô-lo em prática. O que leva tempo, mas vale a pena. Viver intensamente não é pensar em levar uma vida bem até conseguir uma aposentadoria, para desfrutar do resto dos dias ignorando a realidade em volta e vivendo num sonho. Se pensarmos somente no dia de hoje pouco iremos fazer para que nossas vidas sejam lembradas no futuro.
E o que dizer também do famoso conselho quando enfrentamos uma barra ou estamos quase num abismo, do ´´nunca desista dos seus sonhos´´? Claro que a persistência nos ajuda a chegar no caminho escolhido, mas nem sempre nos ajuda a conquistar o que queremos. Devemos lembrar por esse lado de um outro conselho, que ´´as coisas nem sempre são do jeito que queremos que seja´´.
Se nunca desistíssemos dos nossos sonhos, morreríamos tentando ficar com a pessoa que tanto ama, lutando por uma amor impossível, ou não correspondido, à procura de se dar bem num trabalho que talvez o sucesso garantido estaria em outro, muito menos acostumaríamos a lidar com as derrotas e a aceitar um não.
Se conselhos assim precisam ser ditos que sejam de uma outra maneira, sob uma outra perspectiva. Tendo consciência de que tudo o que falamos pode mudar o modo de pensar do outro. Pode inclusive, destruir sonhos, quando dizemos que o outro não é capaz de fazer algo bem feito.
Se não estamos aqui por acaso, então devemos saber que tudo o que dizemos ou fazemos causam um grande efeito em quem está por perto e muitas vezes nem percebemos isso.