Buracos na pista
(publicada no jornal "O Popular", seção Cartas dos Leitores, Goiânia, Goiás, 06-01-93)
É precária a situação em que se encontra a BR-060, importante rodovia que liga Goiás a vários Estados, responsável pelo escoamento da produção agrícola e pelo desenvolvimento do sudoeste goiano. Há buracos em toda a sua extensão e em todo o leito da pista. A viagem se torna demorada, não há como desenvolver uma velocidade adequada (o ônibus de Goiânia a Rio Verde, numa distância de 225 Km, está gastando cerca de 4 horas), isso quando não acontece de o veículo quebrar devido a tanta trepidação e tanto malabarismo. Dia 23 do mês passado eu tive o pneu do carro estourado em conseqüência de um maldito buraco.
A situação é preocupante. Durante seis anos que trânsito por esta rodovia nunca a vi tão esburacada. Há buracos que se transformaram em verdadeiras crateras. Existe a operação tipo “tapa buracos”, mas é só iniciar o período das chuvas que o problema vota à tona. É preciso o DNER encontrar uma alternativa duradoura!
O Fantástico, programa televisivo da Rede Globo, mostrou a situação catastrófica em que se encontra a maioria das rodovias do país, pela falta de reparos e asfaltos de má qualidade, o que tem causado muitos acidentes e transtornos... O prejuízo maior é para nós, usuários, que pagamos impostos, (multas e até pedágios) pelo que não temos – rodovias em boas condições de tráfego.