Os animais domésticos

O homem é um animal racional, consciente de sua existência e do mundo em que vive. Os outros animais diferem do homem por serem irracionais; são inteligentes e sentimentais, mas não pensam e nem falam. Os animais assim como o homem se alimentam de vegetais e de outros animais.

Alguns animais como o elefante, o camelo, o cavalo, o golfinho, o macaco e o cachorro foram domesticados pelo homem. Os animais selváticos e domesticados fornecem ao homem leite, ovos, pele, pelos, etc. Os animais domesticados ainda são utilizados para o trabalho e outras tarefas cotidianas como vigilância e companhia.

O elefante é o animal terrestre maior e mais forte, podendo chegar a 06 toneladas. É obediente e confiável. Têm excelente memória. É muito utilizado para transportar pessoas e carregar toras de madeira. As suas grandes orelhas funcionam como um ventilador que controlam a sua temperatura corporal. E as suas patas volumosas e macias absorvem todo o seu peso.

O camelo e o dromedário são animais muito resistentes para a vida no deserto, pois suportam o calor durante o dia e o frio à noite. Transpiram pouco e podem ficar dias sem beber água. São muito usados para transportar pessoas e carregar cargas. As suas patas achatadas os impedem de afundar na areia.

O cavalo é um animal forte e veloz. É muito usado para a montaria e puxar carroças. A sua resistência física se deve a um grande pulmão que refrigera o seu sangue com oxigênio rapidamente. Os tendões de suas patas funcionam como molas que amortecem o seu peso e dão impulso para um galope a 60 quilômetros por hora.

O golfinho é o animal aquático mais inteligente e obediente, gosta muito de brincar e é sociável tanto com os outros golfinhos quanto com as pessoas. É um excelente nadador a grande profundidade. É muito utilizado como guias e salvamento de pessoas, dentre outras tarefas.

O macaco é um animal primata assim como homem, tem as mãos, pés e rosto semelhante aos humanos. O gorila e o chimpanzé são os primatas mais parecidos com o homem; são muito inteligentes e se reconhecem no espelho; ainda são capazes de aprender cerca de 3 mil palavras por sinais. Mas são animais inquietos e não confiáveis às vezes.

O cachorro é um animal muito inteligente e fiel, considerado o melhor amigo do homem. É muito usado para puxar trenó, vigiar e acompanhar pessoas deficientes, dentre outras utilidades. É o animal com mais cruzamentos de raças. Algumas raças são violentas e não confiáveis.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 24/09/2012
Reeditado em 24/09/2012
Código do texto: T3899128
Classificação de conteúdo: seguro