CASA DE MELANCIA PROFETA ISAÍAS

Chamou mesmo a atenção o nome daquela venda: Casa de melancia Profeta Isaías. Certamente o dono é cristão, porém, isso não responde a minha curiosidade: ‘o que leva um cristão (nos dois sentidos que essa palavra tem) colocar o nome de um nobre profeta como o de Isaías numa casa que vende não frutas, mas unicamente melancias? Chega a ser cômico! Talvez pra muitos uma bobagem, isso não valha tanta preocupação, mas o Josias perguntador da crônica de Sabino grita dentro de mim, apenas a vontade de decifrar o mistério das coisas mais simples. Não me contive: telefonei a um antigo professor de Geografia Bíblica, talvez pudesse me dizer se nos tempos bíblicos havia a dita melancia. Não! A resposta era seca. Mas ainda cheguei a ler num teólogo pós-moderno que Isaías não era muito de comer; passara 3 anos andando nu no deserto. Pronto! Minha tese ganhava um ar de fundamento. Quem em sã consciência andaria nu em um deserto por três anos? Um profeta bem diferente. Bem, neste caso, o teólogo tinha razão numa coisa, no deserto não tem fast-food. E se Isaías não era muito de comer, também logicamente não iria justamente gostar de melancia!

Abandono esse pensamento do grande mentecapto, eu sei que o texto não é literal, assim como suas profecias, tinham na verdade um sentido figurado, a vida do profeta fazia parte da sua mensagem. Abandonei essa ideia. Em fim, achei mais sensato imaginar que o dono da venda, em sua mais inocente jogada de marketing tenha colocado o nome melancia porque rima com Isaías. Isso mesmo! Casa de melancia profeta Isaías...

... Essa conversa toda me deu uma fome, claro que não é de melancia.

________________________

Wellington Lima, Crônicas 2012.

Wellington Varjão Poeta
Enviado por Wellington Varjão Poeta em 17/09/2012
Código do texto: T3886249
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.