Visita a Tiberíades
Tiberíades nos recebeu ao final da tarde de 11 de maio de 2012. Antes de providenciarmos a guarda das bagagens, seguimos a orientação do gerente do hotel para anteciparmos o jantar, em face do adiantado da hora. A fome do momento ajudou o hoteleiro a nos convencer tão prontamente quanto à ocupação que fizemos das mesas do espaçoso restaurante.
A comida era farta e de boa qualidade, embora o cominho abundantemente utilizado para temperar os alimentos desgostasse a muitos, inclusive a mim. A refeição foi regada a sucos e refrigerantes. Em raros casos, a vinho, da produção nacional israelense. Nada que tenha escandalizado o irmão abstêmio. Muitos, por sinal. Poucos, porém, os que preferiram a milenar bebida, um número tão insignificante que poderia ser contado nos dedos de uma mão mutilada, carente de três digitais.
Acredito que nenhum pecado chegou ao céu, por conta daquela relaxante atitude. Aliás, que mal faria uma tacinha de vinho, em momento de tanto regozijo? Afinal, estávamos na terra onde Jesus exerceu o seu ministério terreno. A reunião era fraterna e o óculo santo.
Após o jantar, saímos para rápido passeio pelas ruas próximas ao hotel. Caminhamos por alguns instantes até o cansaço nos fazer retornar. Nossos corpos reclamavam por um banho quente e a cama nos aguardava para o “sono dos inocentes”. Dessa forma, renovaríamos as energias gastas em passos ligeiros e vigorosos.
Antes de atendermos as exigências do cansado físico, estivemos às margens do Mar da Galileia, também conhecido por Mar de Tiberíades e Lago de Genesaré, constituído de água doce. Ele faz fronteira com a Cisjordânia e a Jordânia, e mede 19 quilômetros de extensão por 13 de largura. Seu principal afluente é o rio Jordão, que desce do Monte Hermon e de Cesareia de Felipe.
Em 12 de maio, visitamos o Monte das Bem-Aventuranças, com vistas para o Mar da Galileia, onde Jesus pronunciou o Sermão da Montanha.
No Evangelho de Mateus (capítulo 4, versículos de 3 a 12) está escrito:
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". (versículo 3);
"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados". (versículo 4);
"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra". (versículo 5);
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos". (versículo 6);
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". (versículo 7);
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus". (versículo 8);
"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus". (versículo 9);
"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus". (versículo 10);
"Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós". (versículo 11).
Fomos à região de Tabgha, onde foi realizada a primeira multiplicação de pães e peixe. Depois da morte de João, decapitado para satisfazer pedido da filha de Herodias, mulher de Felipe, irmão de Herodes, Jesus retirou-se num barco, para lugar deserto. Sabendo que as multidões vieram para ouvi-Lo, desembarcou e, compadecido delas, curou os seus enfermos.
Ao cair da tarde, os discípulos disseram-Lhe que não havia comida suficiente para a multidão. O Mestre lhes disse para dar-lhe de comer. Informado de que dispunham apenas de cinco pães e dois peixes, Jesus pediu para trazê-los. Abençoou os alimentos e mandou que fossem distribuídos.
Cerca de cinco mil homens, mulheres e crianças se fartaram. E dos pedaços que sobejaram, recolheram doze cestos cheios. Essa história é contada por Mateus. (capítulo 14, versículos de 13 a 21).
A emoção nos contagiou durante o tempo em que peregrinamos pela Galileia. Naquele lugar, Jesus caminhou sobre as águas, acalmou o mar, curou cegos e aleijados, restituiu a saúde aos enfermos, ensinou nas sinagogas, converteu pecadores e atraiu multidões. O evangelista Lucas diz:
"Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança". (capítulo 4, versículo 14);
"E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos". (capítulo 4, versículo 15);
Tiberíades é a capital da Galileia. Situa-se a 213 metros do nível do mar e foi fundada por volta do ano 20 a.C., por Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande. Seu clima é temperado e o solo fértil. Concentra os maiores índices pluviométricos da região. Limita-se com o rio Leontes, ao norte; Samaria e as vizinhanças do Monte Carmelo, ao sul; o rio Jordão, a leste, e o mar Mediterrâneo, a oeste.
A cidade foi conquistada pelos árabes em 636. Depois, de 1100 a 1247, esteve dominada pelos cruzados. Os primeiros discípulos de Jesus, Pedro e seu irmão André, e os irmãos João e Tiago, foram arregimentados na Galileia.
Faça bom proveito da leitura deste texto, caro leitor. Lembre-se: Somente Jesus salva e leberta o homem do pecado!