Para parar de fumar...

Aconteceu comigo e com um primo meu. Um amigo comum, confiando que não fumávamos, pediu que eu guardasse um maço de cigarros para sua mãe não ver com ele até o final de semana - quando deveríamos então devolvê-lo. Sábado e domingo procuramos por ele na Praça e, não o encontrando em lugar algum, resolvemos sacanear e fumar tudo. Comigo não passou de uma brincadeira, mas para meu primo foi o contrário - ele ficou vicado. Agora ele não fuma mais por motivo de doença, certamente agravada pelo vício.

Para aqueles que querem parar e não conseguem, sugiro fazê-lo gradativa e sistematicamente. Comece diminuindo pela metade: se fuma um maço por dia, faça com que ele dure dois dias. Calcule o intervalo em horas e controle-se para seguir um agendamento tipo: um cigarro por hora ou algo parecido. Qdo sentir que esta fase já está sob controle, repita a dose diminuindo novamente pela metade (dobrando o tempo de espera). Sempre que der vontade e perceber que ainda está naquele intervalo de tempo em que deve esperar, diga pra sua "mente": calma, a vontade será atendida, mas não agora, aguarde mais um pouco. E assim, pouco a pouco e sem gerar conflitos, controla a vontade - e não o contrário!

Até o dia em que, fumando apenas um cigarro por dia, perceberá, com a maior tranquilidade, que poderá, no momento em que quiser, lvrar-se de uma vez por todas do vício. Todos que tentarem desta forma certamente terão sucesso. Não tenha pressa, apenas persistência e vontade de estar no controle. Esteja certo de uma coisa: sua mente sempre quer o melhor pra vc. Só não pode contrariá-la. Portanto, se não pode com o inimigo, alie-se a ele. Melhor um mau acordo do que uma boa demanda... Enfim, melhor mesmo é vencer!

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 29/08/2012
Reeditado em 29/08/2012
Código do texto: T3855047
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.