Um gato para Dona Alzira

Dona Alzira, mãe do Sr. José Maria dos Santos Fonseca, ex-Agente do INSS em Divinópolis, era madrinha de meu pai. Ela e minha mãe tinham, além da amizade, uma coisa em comum: gostavam muito de gatos!

Lá em casa, sempre teve gatos, uma gatança, como dizíamos. Minha mãe, quando a ninhada crescia um pouco, distribuía os gatinhos para os amigos e conhecidos. A dificuldade estava em levar os bichinhos. Ninguém gostava dessa perigosa tarefa, pois todas as vezes era aquele desespero. Eles, espertos como nunca, conseguiam escapulir. E para todos os obstáculos que arrumávamos, minha mãe tinha sempre uma genial solução.

Uma vez, ela arrumou uma fronha, pôs o gato dentro com a cabeça de fora e chamou a nós três: Edwirges, Elena e eu para levá-lo à Dª Alzira que morava na Rua Paraíba, distante uns quatro quarteirões lá de casa.Combinamos de ir trocando, cada uma levaria um pouco a encomenda.

Mas, logo que viramos a esquina do Beco em que morávamos, já longe dos olhares de nossa mãe, Edwirges e Elena saíram na frente, correndo. Então, eu tive que carregá-lo sozinha. As duas não pararam de correr apesar de meus pedidos e gritos para que me esperassem. Rapidinho elas chegaram na casa de Dona Alzira. E eu, ali sozinha, a carregar o gato. Os braços doíam. Mas tive que ir firme. Quando cheguei, Dona Alzira já estava na porta, toda contente e curiosa para ver o gatinho.

Ela tão feliz e eu tão triste...

(Célia Fonseca - minha irmã )

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 17/02/2007
Código do texto: T384395
Classificação de conteúdo: seguro