Ética: ter ou não ter – This is the question!

Domingo arrumando umas bagunças no quarto de meu namorado, encontrei algumas pilhas velhas guardadas, jogadas por lá. Não as quis jogar no lixo convencional... Então as guardei novamente comigo.

Quando foi à tardinha saí com o saco de pilhas na mão... Com o intuito de descartá-las no supermercado (onde é o local correto para esse tipo de material). Mas devo confessar que ao passar por uma rua, onde havia um monte de lixo jogado na calçada, me deu uma vontade de também descartá-las por lá... Olhei para cima – para observar se havia alguém nas janelas dos apartamentos dos andares mais altos – olhei para baixo, olhei para os lados... E não tive coragem!

Daí imediatamente pensei: de que me adianta fazer hortinha em casa, se não tenho consciência ecológica? Mais uma vez minha ética bateu-me à porta e no mesmo segundo me questionei, se fizer isso, estarei comparando-me a essas pessoas, serei a elas uma igual... Odeio quando passo aqui e vejo esse monte de lixo jogado na calçada e agora eu faria uma coisa dessas? Novamente a voz de minha consciência... Soprando baixinho aos meus ouvidos.

Faça a sua parte!!! Pequenos gestos são capazes de mudar o mundo. (não que eu seja perfeita, ou tenha a pretensão de ser ou qualquer coisa assim... Acima de tudo somos humanos, passíveis de erros). Então continuei, segui meu caminho carregando o saquinho de pilhas em uma das mãos e descartei as no lugar correto. (No supermercado! Onde tem que ser, como deve ser).

Fui mais leve e em paz comigo mesma e com minha consciência.

A Moral da história?

I) Ética: ou você tem ou você não tem!

II) Se você não tem ética nas pequenas coisas, não a terá nas grandes!

III) Às vezes o atalho nos desvia do nosso objetivo concreto.

(P.S.: texto publicado em meu facebook no dia 31 de Julho de 2012 e alterado para a publicação no mural do Recanto das Letras)

Lanna Woolf
Enviado por Lanna Woolf em 06/08/2012
Código do texto: T3815910
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.