Caos na Saúde Pública

A Saúde Pública no Brasil precisa ser discutida; há muitas reclamações de usuários. Muitas reportagens têm mostrado a real situação. Dia desses, a TV Record veiculou uma reportagem em que uma médica de um hospital público no Rio de Janeiro botou a boca no trombone. Disse estar sobrecarregada de trabalho, e que o mau atendimento nos hospitais públicos é consequência da falta de investimentos do Poder Público.

Não é só no Rio que há a decadência da Saúde Pública. Outras reportagens pelo Brasil afora têm mostrado a real situação de precariedade. Os atendimentos ambulatórios são precários; pessoas esperam horas na fila e algumas até madrugam. Exames e cirurgias são marcados meses após até as pessoas desistirem ou morrerem.

O caos na Saúde Pública do Brasil não é financeiro, mas administrativo; pois muitas reportagens mostram equipamentos empilhados por falta de assistência e remédios com data de vencimento vencida. Os repasses do Governo Federal além de defasados sempre atrasam. E para completar, a greve na Universidade Federal atinge 16 hospitais públicos.

O problema da Saúde Pública é mundial. Países pobres dependem de ajuda Internacional. Em alguns países ricos 100% da população tem atendimento gratuito com boa qualidade, enquanto que em outros o investimento é precário. Nos Estados Unidos não há investimentos na área da Saúde Pública, só existem os Planos de Saúde. E quem não pode pagar um Plano de Saúde, fica dependendo de Ongs e de serviços de assistência social.

A solução em nosso país existe! O que está faltando são os governos federal, estaduais e municipais investirem mais em saúde, com novos hospitais, equipamentos modernos, e salários melhores para médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. Dinheiro há; o que falta é uma boa administração, e combate a corrupção e desvios de verbas públicas.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 01/07/2012
Reeditado em 01/09/2016
Código do texto: T3754776
Classificação de conteúdo: seguro