UMA BANDINHA MATUTA

Como todo mundo tem suas histórias de quando era menino, eu tenho algumas na lembrança.E da vontade da gente rir, principalmente quando as coisas acontecem com a nossa bela classe matuta.

Meu pai tinha uma roça bem em frente à rodagem principal que liga Princesa Isabel à Manaíra, na beira dela havia uma pequena casinha de seis pessoas.

Nessa casa tinha um sanfoneiro que era um barato! Toda tarde ele puxava o seu fole e ensaiava tocando as belas músicas do seu ídolo LUIZ GONZAGA.Abria fole numa pressão que parecia que ia rasgar em dois e o mais INTERESSANTE era que na proporção que ele fazia esse movimento, o som do seu belo fole permanecia o mesmo, nada alterava, como se nem notas existissem.Mesmo assim ele tinha um sonho de tocar em outros lugares e que as pessoas pudessem dançar ao som do seu belo acordeom.

A família cresceu e já que ele era o mais velho, seus irmãos aprenderam a tocar alguns instrumentos e o acompanhavam em seus ensaios. Para quem ouvia parecia mais um terreiro de macumba, do que um ensaio de banda de forró... Pois bem, a banda ganhou o nome de “TRIO MARCOLINO”.

O título era perfeito para os três componentes, que se chamavam, particularmente, de nomes especiais: na sanfona “ZÉ ROLINHA”, no triangulo “ANTÔE DA FULOZINHA” – que era o pai de todos – e na zabumba, o seu segundo filho que se chamava “CHICO CARÁI”!

Depois de algum tempo, suas duas irmãs cresceram e ele achou por bem colocá-las na banda. Eu não SEI o que elas tocavam, mas os seus nomes eram tão interessantes quanto os dos seus irmãos, compondo o belo “trio” com "CHICA TABAQUEIRA" e "MARIA PRIQUITIM"!!!

O mais interessante nisso tudo é que mesmo a banda ganhando mais dois componentes, não perdeu o seu belo nome de TRIO MARCOLINO! Chegaram a tocar em muitos forrós na região e o dono da banda fazia grande propaganda do seu conjunto: “TRIO MARCOLINO”!!!

Somente no dicionário matutês pode existir um trio com CINCO PESSOAS!!!

Jailton Antas
Enviado por Jailton Antas em 08/06/2012
Reeditado em 11/12/2016
Código do texto: T3713138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.