BUSCA DE ALTERNATIVAS

Busca de Alternativas 161.197

É comum pessoas de idade falarem ou agirem de modo a parecem não querer incomodar aqueles que estão a sua volta.

Com semelhante atitude o que pretenderâo transmitir se o topo de sua experiência as autoriza a manifestar-se sem deixar margem a essa imagem?

É um comportamento que significa haverem assimilado - ou estarem a caminho de consolidar tal assimilação - a falsa determinação de que "lugar de velho é asilo"?

Com receio de serem isoladas, entendem que quanto menos forem notadas mais tempo continuarão naquele ambiente que ajudaram a construir !

Estando cotrreta a interpretação daquele receio, o temor de serem relegadas explica, em parte, os gestos e falas tão retraídos, frequentemente incorporados ao cotidiano dessas pessoas.

A experiência de uma pessoa de idade é um fator que representa, indubitavelmente, notáveis inspiração e impulso àqueles que ainda estão principiando a escalada dos degraus da vida ou até mesmo já galgaram alguns.

Entretanto, o que acontece para que alguns jovens e outros adultos não sejam capazes de vislumbrar essa qualidade tão nobre em um ser humano merecedor de tanto respeito e admiração?

Serão a agitação e as correrias tresloucadas deste famoso mundo moderno e global em que vivemos que não permitem encontrar um mínimo de tempo para ser dedicado àqueles que tanta atenção nos dispensaram um dia, sem a menor intenção de obterem futura retribuição?

Se for for esta a explicação, então é melhor buscar outra melhor porque, segundo os mais apreciados e contemporâneos Manuais de Administração, são justamente as pessoas mais ocupadas aquelas que são as mais hábeis em encontrar soluções para o problema de tão famigerada falta de tempo: são capazes de fazer um minuto transformar-se em uma hora !

Por outras palavras, se aos mais novos faltasse tempo, aos mais antigos sobraria tempo (daí aquele receio mencionado no começo?), esta seria uma outra conclusão, considerando a combinação de atitudes de ambas as faixas etárias?

Novamente a conclusão direciona-se a caminhos estreitos! A ninguém falta ou sobra tempo: é apenas uma questão de saber utilizá-lo.

Assim, como negar que os mais experientes sabem empregá-lo com mais sapiência e os menos experientes ainda têm diversas etapas de aprendizagem para dele fazer melhor uso?

Resta uma questão magna: Por quê surge, então, aquele temor nos que já já contaram mais dias nos calendários?

Talvez seja, justamente, porque temam que os mais novos encontrem tempo para aprender a mais simples das lições: um dia segue-se sempre ao anterior e todos chegam ao futuro, sem que a ninguém seja dado outro caminho diferente !

Sorocaba, terceiro dia de junho de dois mil e doze.