Crise no Barcelona

O Barcelona é um dos times mais rico do mundo. A sua marca é conhecida em todo o planeta. É um dos times que mais conquistou títulos ao longo da história; são 21 títulos na Liga Espanhola, 25 Taças do Rei, 04 Ligas dos Campeões e 02 no Mundial de Clubes da FIFA. Uma pesquisa realizada pela empresa alemã Sport + Mark em 2010 revelou que a torcida do Barcelona é a maior da Europa.

O Barcelona nos últimos 04 anos sob o comando do técnico Josep Guardiola montou um time fantástico, que em 242 jogos marcou 619 gols e conquistou 13 títulos, inclusive os 02 títulos do Mundial de Clubes da FIFA, o que faltava para a sua consagração.

O êxito do Barcelona se deve ao técnico Pep Guardiola e aos jogadores prata da casa, com exceção de alguns jogadores vindos de fora como Daniel Alves, Seydou Keita e Javier Mascherano. Os jogadores são bem preparados física e tecnicamente. A união e a alegria também reinam no time.

A característica do Barcelona é a posse bola no maior tempo possível, forte marcação, um bom meio de campo, apoio dos laterais e um atacante conclusivo como Messi, escolhido o melhor do mundo por três vezes. Todos os jogadores ainda ajudam na marcação.

O esquema imposto pelo técnico Pep Guardiola é parecido com o da nossa seleção de 1970. A nossa seleção de 1970 foi a percussora em impor o teste Cooper aos seus jogadores, ou seja, uma corrida de 12 minutos em que é avaliada a condição física de um atleta conforme a sua idade. A melhor seleção de todos os tempos tinha menos toque de bola, jogadas mais profundas e jogadores mais velozes, como Pelé e Jarzinho.

Mas no futebol não existe uma fórmula perfeita. Não existe um time imbatível. Futebol é como uma gangorra, em que uma hora se está por cima outra hora se está por baixo. Os times sobem e descem nessa gangorra.

Mesmo com um time dos sonhos, o Barcelona entrou em crise. O Barcelona perdeu dois jogos seguidos, o que não acontecia há anos. Perdeu para o Chelsea por 1 a 0 pela Liga dos Campeões da Europa e perdeu para o Real Madrid em pleno Camp Nou por 2 a 1, pelo Campeonato Espanhol dando adeus ao título, e ainda empatou com o Chelsea em 2 a 2 em casa e ficou fora da final da Liga dos Campeões.

O técnico Pep Guardiola cabeça do time não resistiu à crise e pediu demissão; disse que estava cansado e que precisava descansar. Os jogadores pediram para que continuasse, mas não adiantou. O que será do Barcelona sem o técnico Guardiola? Todos perguntam? O Barcelona já não é mais aquele time imbatível. Uma coisa é certa, o Barcelona já não é tão temido pelos adversários, para o bem do futebol.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 04/05/2012
Reeditado em 05/05/2012
Código do texto: T3648960
Classificação de conteúdo: seguro