AMIZADE SINCERA

Pela primeira vez que ele a viu pensou que teria encontrado naquele momento quem lhe faria esquecer as tristezas, decepções, falsidades sofridas e a grande dor que traz constantemente em sua companhia. Conversaram, a ouviu, e logo se encantou com o olhar meigo e com a sua doce e suave voz...

A todo momento só pensava nela ; sentia uma grande necessidade de sua presença. Só em pensar nela bem perto de si seu coração se enchia de euforia.

Os dias foram passando; dentro dele crescia grande entusiasmo por tudo; ela tinha trazido de volta toda esperança e felicidade que há muito tempo ele até já pensava que não existia mais. Para ele tudo parecia belo... As flores pareciam sorrir...Os pássaros cantavam mais alegres... O céu era mais azul... As ondas do mar das praias próximas da cidade dele pareciam até mais serenas... A relva dos campos que circundam sua terra estavam mais verdejantes... Até o ar que ele respirava parecia mais puro...Era tudo tão belo, era tudo alegria... Ele agora queria gritar e falar para o mundo que a felicidade ainda existe ! Ele tinha prazer em viver na agradável e feliz companhia dela !

Porém, um certo dia ele percebeu uma sensível diferença no modo dela agir. Como em um passe de mágica ela foi transformando-se... De repente modificara-se rapidamente; ele não podia entender o motivo de tão brusca transformação...Enfim, olhou bem fundo no seu íntimo e viu que não deveria insistir, sentiu que não tinha aquele direito. A chama que se acendera em seu peito, notava-se agora nitidamente que ia se apagando.

Retornou profundo ao interior da própria alma e uma voz delicada e meiga lhe diz com amor e bondade que ele deveria se conformar, insistiu afirmando que a vida é assim mesmo[...] Chegou até se - assustar com a meiguice e afeto daquela voz tão carinhosa que agora lhe falava de esperança e de amor; levou algum tempo para reconhecer aquela voz magnífica que falava paciente direto ao seu coração, afinal já fazia um bom tempo que não se comunicavam. Após identificá-la, levaram alguns minutos dialogando... Ela então lhe confortou e até o convenceu que ele deveria conformar-se.

Passaram novamente a compartilhar momentos em completa sintonia. No trabalho ele vibrava com as vitórias dele, aonde ele ia ela o acompanhava; quando ele estava só, ela o inspirava ao som de lindas melodias; junto aos demais, fazia de tudo para que ele fingisse um sorriso. E quando alguém perguntava a ele como “ia passando”, ela o induzia a dizer que estava feliz; e ele divagava... - Pelo menos ela existe em minha vida, e se preocupa comigo.

Há muitos e muitos anos que eles se conheceram; quando ele era criança às vezes ficavam horas e horas a sós em profunda harmonia. Quando saíam, ela ia com ele, passeavam tranquilamente de mãos dadas pelas ruas, parques e bosques da cidade onde viviam, muitas vezes iam ao cinema,e até comentavam com pesar, a inexistência naqueles dias de um teatro em Cachoeiro de Itapemirim, município onde residiam.

Então ele recorda perfeitamente de uma vez, quando estava se sentindo um pouco nostálgico, resolveram que iriam passar o final de semana em Marataízes, cidade litorânea muito humilde próxima onde residiam. Combinaram todos os detalhes da viagem; no sábado pela manhã partiram.

Ao chegarem no aconchegante balneário, entram no primeiro “hotelzinho” que encontram, ele pediu um quarto para dois, tomou um banho relaxante trocou de roupas e chegou à janela do quarto onde ficaram.

O lugar era tranquilo e repousante como se conserva até os dias de hoje. Ele sentou na cama simples daquele modesto hotel de segunda categoria, e por alguns minutos meditou tranquilamente... Se deixou levar distante em suas fantasias, logo após começaram a conversar; as horas passaram, nem saíram dos seus modestos aposentos; o sono chegou, o embalou de mansinho, e levou - lhe bem distante...

No outro dia bem cedo ao acordar um pouco surpreso, percebeu que adormecera sem ao menos colocar o pijama... Muitas e muitas vezes ele tentou se livrar dela, em vão... Sentia-se impotente diante da força maior que ela possui.

Não raras vezes se arrumava como se fosse encontrar com uma linda garota; sentia pelo olhar de sua mãe que ela assim pensava quando o via “bem vestido e perfumado”. Saía, percorria alguns quarteirões, quando percebia, já estava no interior do laboratório de seu pai, sem ao menos perceber ela aparecia, ficava todo o tempo ao seu lado.

As vezes em que o destino lhe permitia arrumar um relacionamento mais sério, ela se zangava e usava todos os meios lícitos ou não, para fazer com que a felicidade tão linda como ainda ele pensava existir, fosse rompida até mesmo antes de começar. Todas as vezes que isso acontecia ela insistia em não aceitar aquele fato. E isto trazia muito sofrimento a ele... Porém, ela era mais forte e vencia outra vez... E ele apenas sentia as lágrimas fluírem de dentro da alma, impotente sem nada poder fazer...

Hoje após relutar muito, desiste da luta, compreende que não deve mais tentar encontrar aquela que um dia sonhou existir [...]

Faz questão de afirmar: esta foi a última, a última que imaginou que um dia o pudesse ajudar a se livrar daquela “sua companhia”, aquela sombra que o acompanha durante toda vida.

Resigna-se com a sorte, parece que até já está se conscientizando que tem que aceitar que "ela", só ela se importa cm ele, só ela o compreende e o ama, só ela quer o bem dele... só ela está sempre com ele.

Se entristece quando ele está triste, se alegra quando está alegre, o inspira, o afaga nas horas que sofre, lhe faz companhia a todo momento.

Suas forças se foram, acha que não deve mais lutar, está débil, cansado, acha que deve se render, ela foi paciente, enfim ela venceu, ele entrega-se a ela sem mesmo querer.

Enfim se conforma, pensa até que não tem outro jeito...

Apaga os seus sonhos, esquece ilusões, agarra as mãos dela e segue em frente com a amizade fiel da amiga sincera

" a sua solidão!"

“JAMAIS CONFUNDA O POETA COM A SUA OBRA”

(POPE - 1688 - 1744)" - Epistola II -