JORNADAS

JORNADAS 221.292

Ao longo do curso de sua vida, cada ser humano serve a si mesmo, estuda, trabalha, serve ao próximo, descansa, realiza obras, cumpre missões, vive!

Um deles, por motivos doloridos e nobre, escolhe sua profissão.

Estuda e a Escola reconhece-o como Médico, conferindo-lhe o competente Diploma.

Principia a exercer a sua Profissão, transformando ensinamentos em benefícios de saúde.

Ora é remunerado, ora um "Deus o ajude!" assume a feição de paga, ora meio quilo de feijão, colhido no sítio, pretende valer o valor da consulta.

Entretanto, jamais se nega àqueles que o procuram: por menor que seja sua atenção, por mais comum que seja o remédio que prescreva ou mesmo que seja através de uma palavra de estímulo, sempre presta o necessário socorro.

Mas... O profissional, um Homem resolve desdobrar seu tempo para servir mais pessoas além daquelas que portavam um ferimento, um sintoma, alguma doença.

Esta sua resolução tem de passar por um processo seletivo, porém, não obstante, é guindado ao cargo de Alcaide do Município.

Principia sua gestão, continua atendendo às aspirações dos cidadãos, agora não só no campo da saúde, embora, com seu tempo separado, também continue exercendo dua profissão original com a mesma competência e dignidade.

O tempo escoa, soluções contemporâneas são aplicadas a problemas antigos; no entanto, problemas inéditos sugem simultaneamente.

Amplia sua equipe de trabalho para poder resolvê-los; acertos anteriores passam a ser entendidos como dever de ofício: o Município exige mais desse Senhor; novos médicos chegam para haver fôlego ao Alcaide não só voltado ao atendimento aos cidadãos que clamam por soluções de problemas, problemas que parecem ter fachadas de antigos, emboram tenham nascido há menos de quatro anos...

A satisfação diminui seu compasso entre a população apesar desse Senhor ter prosseguido no cumprimento, com dedicação e esmero, de seu papel, aquele que buscou, o povo lho concedeu e que se expirou recentemente.

Houve descontentes, é claro, porque sempre os haverá, porém o momento garante que uma Missão se fez cumprir: para conferir, basta olhar as obras e trabalhos públicos desenvolvidos e realizados, cuja relação ninguém ignora.

Se houve alguns erros, houve também bastantes acertos e é preciso lembrar sempre - e disto se incumbe a História! - que todo Homem Público, aquele que de fato trabalha por seus concidadãos, tem seu lugar reservado na Memorável Galeria do Tempo!

O Homem, que soube dividir seu tempo entre administrar o Município e cuidar de saúdes, merece um tempo de descanso para repor energias e, em seguida, recomeçar sua tarefa-mestra. Desta se desincumbe com destreza, naturalidade e sapiência, porque nela é douto e a ele, Médico, todo cidadão recorrerá sempre que sentir sua saúde, sua vida atormentada, seja por um abalo emocional, seja por uma dor-de-cabeça renitente, seja por um ferimento doloroso.

Enquanto antes... Quantas dores estranhas este Homem não terá sentido, solitário em seu gabinete de Alcaide e sem Médico para atendê-lo, por não ter tido recursos ou tempo para sanar todas as dores do Povo?

Missão cumprida, Senhor Prefeito! Parabéns!

Que Deus o continue iluminando no prosseguimento de sua jornada de Missionário da Saúde!

Tito Vernalia