Menor abandonado

(Jornal Diário da Manhã, seção Opinião do Leitor, Goiânia, Goiás, 13-12-1990)

Em Goiânia assim como nas outras grandes cidades do país, há o problema de menores abandonados que se transformam em “meninos de rua”; pois é na rua onde eles encontram a delinqüência - um caminho obscuro em meio às drogas. Precisamos acabar com esse mal que ameaça nosso futuro. O futuro são eles, que dependem do hoje (nós adultos); e que sejam a nossa esperança de dias melhores.

Por consequência da desigualdade social, esses menores perambulam pelas ruas em busca de alimentos para a sobrevivência, muitas das vezes como arrimos de famílias. Alguns têm a virtude do subemprego (quando engraxam sapatos, vigiam carros, catam papéis etc.); outros já preferem a vida fácil, mais lucrativa, furtando, incentivados pela necessidade. Crescem sem aprender a ler e escrever – e sem uma profissão. Tornam-se sem piedades; às vezes até marginais.

Existem vários programas para a recuperação desses menores, que não chegam a resolver, pois não vão ao cerne da questão, ao que dá origem à população carente – famílias que se desintegram e abandonam seus filhos ao deus-dará!

É fundamental que toda a população tenha escolas, moradias, saúde, empregos etc., para que se desenvolva. Para que tenhamos uma sociedade justa, como a oitava economia do mundo!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 23/02/2012
Reeditado em 06/05/2012
Código do texto: T3516221
Classificação de conteúdo: seguro