Consolo à torcida
(publicada no jornal "O Popular", seção Cartas dos Leitores, Goiânia, Goiás, 21-11-1990)
Conquistar a Taça Brasil e garantir uma vaga na Taça Libertadores da América – um sonho do Goiás Esporte Clube, que não chegou a se concretizar, tendo como obstáculo, o Clube de Regatas Flamengo. Veja, perdeu por força do destino; os deuses do esporte quiseram assim!... A glória se faz também nas derrotas; um exemplo, a nossa Seleção Brasileira, que perdeu a Copa do Mundo de 50 para o Uruguai, em pleno Maracanã – um jogo dramático, que marcou uma torcida -, mas depois teve consagração, tornando-se tricampeã, e ainda fazendo Pelé, um Rei – um mito.
Ser vice é deveras importante; poucos times do País têm conseguido essa façanha. Foi com méritos, e não por acaso. É um grande time, defensor de boas campanhas; está entre as 12 melhore equipes do País. Desde que começou a participar de campeonatos nacionais, em 73, só vem subindo no ranking. Tem um futebol moderno, alegre e descontraído e, ao mesmo tempo, disciplinado, o que o faz num belo time, elogiado pela imprensa nacional.
O seu equilíbrio se deve a uma boa administração, que ao longo dos anos vem mantendo uma base – uma escola de futebol, onde seus jogadores são valorizados tecnicamente e fisicamente, e tratados como profissionais. Nos seus jogos, a torcida comparece por ver belos espetáculos – o que significa boa arrecadação e sua independência financeira. Está se tornando num grande clube, com certeza.
Como goiano e como torcedor, obrigado por representar bem nosso Estado e ter elevado nosso futebol a um lugar de destaque. Hoje em dia, nossos jogadores servem à Seleção Brasileira e outros grandes times do Brasil e do exterior. De sua parte, é só continuar com esse trabalho que vem dando certo, com o que teremos sempre dias de glória. E, chegar à conquista de um título nacional e disputar uma Libertadores, é uma questão de tempo. É. Pelo Campeonato Brasileiro, esse ano não dá mais, depois de perder para a Portuguesa de Desportos e, deixando de se classificar entre os oito. Coisas do futebol, como se diz, “Uma caixinha de surpresa”. Mas no ano que vem, tem mais. Esperança, Goiás. Esperança, torcida.