Gosto muito da cultura chinesa, porque a máxima das sabedorias orientais que mexem comigo é: Tudo tem que estar em equilíbrio...seja na natureza, nas relações humanas ou afetivas diversas, o equilíbrio é,para mim, um norte a ser sempre perseguido e quando saio dele vem tempestade...
Orientais.jpg
 
Os orientais já divulgavam há muito tempo...¨Quando você for fazer algum negócio... Nunca faça quando estiver Down ou UP (Down...para baixo, desanimado ou quando estiver excessivamente animado (Up...entusiasmo com exagero)...porque se estiver nesses dois pólos extremos e fechar algum negócio, perderá sempre
                                            
Tem que realizar quando tiver com as emoções equilibradas. Os orientais são verdadeiros mestres nisso...calma, sei do potencial enorme e da competência do povo judeu em fazer excelentes negócios...mas, nesse momento, estou a explorar o texto sobre equilíbrio...não sobre riqueza (rsrs).
Mas o que tem a ver crédito e débito com tudo isso?...Por analogia... tudo a ver.
corpo.jpg
 
                                                                              Foto blog:cadaideia.arteblog.com.br
Pense no seu corpo, como ele está hoje...És jovem? Meia idade? Sênior? Idoso? O teu peso está em dia com a balança ou você tem brigado muito com ela?
Se o seu corpo está funcionando bem, no que se refere à parte metabólica, não há nenhuma disfunção na tiróide, nos hormônios, enfim, se já fez todos os exames médicos de rotina e está tudo bem...Então, provavelmente, seu corpo possui a anatomia que sua gula determina.
Calma, não sou médico e nem pretendo dar pitacos em questões que sou leigo, mas em se tratando de peso e balança, em toda minha vida, já testei quase todas as receitas e dietas milagrosas...Herdei de meus pais a tendência para ganhar peso bem fácil e, perder de forma mais difícil possível, dos 5 irmãos, sempre fui o único que fez mais tempo de academia, correu, andou, nadou e não se deixou engordar demasiadamente.
efeito+sanfona.jpg
 
                                                    Desenho blog:melhoramiga.com.br
Queimamos com a idade menos e menos calorias do que gostaríamos de queimar, nosso organismo parece que passa a trabalhar de forma mais lenta na questão metabólica...Sim, quando se é jovem, podemos tudo e achamos que o mundo na verdade foi feito só para nós, que somos revestidos de aço...com o tempo já nos damos por satisfeitos de sermos revestidos de pele, não muito flácida.
Com o passar dos anos, é muito mais difícil perder gramas e fácil ganhar quilos, mais dificil curar uma gripe e fácil ganhar pneumonia.
De tudo que experimentei, a única solução e medida equilibrada (olha aí a palavra mágica)...foi fechar a boca, excluir alguns hábitos alimentares nocivos para a saúde.
 
Uma boa regra... Tomar café da manhã como Rei, almoçar como Príncipe, jantar como plebeu e, antes de dormir, tomar chá como um Lord.
                                     
O que é fechar a boca? É reduzir em quase 40% toda a quantidade de alimento consumido nas refeições(caso tenha tendência para engordar facilmente ou esteja acima do peso recomendado pela sua altura ou índice de Massa Corporal);
                                      
O que é mudar os hábitos alimentares? Não tomar nenhuma bebida (água,refrigerante,chopp,etc) nas refeições, cortar doces e massas das refeições durante 6 dias em cada  semana, cortar o açúcar e evitar, de qualquer maneira, alimentos com alto teor calórico (mesmo no sétimo dia), colocar alimentos coloridos como predominantes em seu prato (alfaces, hortaliças,legumes cozidos ou frescos etc...cores verdes e vermelhas).
Mas como posso comer como Rei no café da manhã se tenho que cortar tudo isso?...Evite os alimentos calóricos e ,se gostar muito de algum, coma uma medida razoável de manhã, no almoço dê lugar aos alimentos coloridos e se for carnívoro, ok -  um pedaço de carne vai bem, se amar peixes, carnes de frango e outros, vá com calma, apenas obtenha o sabor e prazer em se alimentar sem exagerar na quantidade. Aguce o seu paladar, se você puder perceber, verá que comer muito é mais ou menos como fumar muito. Para quem é fumante sabe do que estou escrevendo, quando se fuma muito, perde-se o sabor que o fumo representa para o fumante, a mesma coisa se alimentando em grandes quantidades, depois de algumas calorias, o sabor decai e perdemos o prazer de nos alimentarmos e estamos engolindo, na verdade, alimentos em demasia, sobrecarregando nosso organismo com trabalho, muito além da capacidade que alguns órgãos como pâncreas, fígado, estômago, enfim todos do nosso sistema de digestão sobrecarregam e transformam o excesso em duas coisas: bolo fecal e gordura localizada...na cintura, em alguns órgãos, em vias que irrigam coração, cérebro e aí vai...mas esse é um assunto para médicos e especialistas.
Não adianta descontar nos alimentos a sua ansiedade e frustações, desamores e desarmonia em sua vida, para isso, faça exercícios, análise, academia, compre um cachorro ou gato...mas no seu corpo você não pode punir, porque ele é o lugar onde habita espírito e sua igreja, é um lugar sagrado e você o ganhou com um dos presentes mais valiosos, se não o mais valioso de sua vida...Trate-o muito bem.
Busque nos alimentos saudáveis as vitaminas que seu corpo precisa, deixe esse trabalho para ele buscar nos alimentos o que precisa, afinal levou séculos para refinar todos os seus órgãos no equilíbrio das funções metabólicas e ainda  é 0800(free), você não precisa comprar nenhuma vitamina complementar, a não ser, é lógico, que exista recomendação médica para isso.
Qual é a consequência deste novo hábito alimentar? De repente você se sentirá melhor, o vigor e o entusiasmo voltando, a autoestima subindo... as calças sobrando na cintura...precisando de ajustes e  quando olhar no espelho e ver que seu rosto está mais suave, a pele melhor e começando a se sentir outra pessoa, duvido que queira voltar a viver o seu antigo modo de se entupir com os excessos alimentares. Todo o seu organismo agradecerá .
Para finalizar e entender melhor o título...Você é e será sempre o que come, se abusar numa refeição (crédito de calorias...adquiriu o que faz mal em excesso) se conter em outras, mas sem ficar sem se alimentar (débito de calorias, está perdendo tecido adiposo e se creditando de qualidade de vida).
Afinal, o que nos pesa há séculos são as famosas balanças...o que nos faz pesado é o desequilíbrio desse balanço!