A FOLIA DE REIS
 
 
                       Há anos eu queria escrever e compor esse estilo musical. Letra e música para cantar em folias de reis. Todavia só me lembrava disso quando chegava o fim do ano (mês de dezembro) e o natal se aproximava.
                             Vinha-me a inspiração, mas aí os meus compromissos que eram muitos e as atribulações do dia-a-dia, natural nesta época do ano, me tiravam a concentração e o foco.
                              Passado o período das festas, principalmente os das datas de cantigas e  folias de reis me dava um branco na memória e nem me passava mais pela cabeça a idéia de escrever e compor sobre o tema. Envolvido com outras coisas esquecia das folias de reis.
                              Conseqüentemente não vi  que o tempo  voava.  Passaram-se longos quarenta anos. Até que agora consegui organizar as idéias e concluir esta minha crônica e ao mesmo tempo a cantiga de folia de reis.
                              A letra assim pura e simples não parece grande coisa. Mas no momento em que ouvirem a mesma letra e música cantada por um coro [grupo vocal] com pelo menos seis vozes, acompanhadas por uma viola, um bom cavaquinho, violão, acordeom, violinos, pandeiro, flauta, tambor e outros instrumentos certamente mudarão de opinião e irão apreciar esta obra.
                             Quando eu tinha uns oito ou nove anos de idade, isto por volta de 1953/54. Comecei aprender a tocar cavaquinho. Por isso logo comecei sair com o pessoal para tocar nas folias de reis, que sempre aconteciam nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro e depois nos dias 5 e 6 de janeiro.
                             A gente começava com um grupo de mais ou menos dez componentes e quando o dia já estava amanhecendo tínhamos em nossa companhia às vezes de mais de quarenta, visto que de cada casa onde tocávamos saiam duas ou mais pessoas para nos acompanhar.
                              A pessoa encarregada de organizar o grupo para cantar a folia de reis era quem fazia os contatos e agendava os convites do membro chefe da família em cuja casa iria tocar. Por isso nem sempre os demais moradores daquela casa sabiam. Mas gostavam e agradeciam muito. Normalmente se  surpreendiam com a nossa presença.
                              Eram muito importanteS estas surpresas, pois tornava bem agradável a nossa via sacra, tanto para nós como para os anfitriões. O principal objetivo era exatamente acordar os moradores com a música, como se fosse uma serenata.
                              Cantávamos no lado de fora o mais próximo possível do quarto principal. Normalmente as luzes da casa permaneciam apagadas até a música terminasse.
                              Assim que terminávamos a cantoria as luzes eram acesas e os donos da casa cordialmente nos convidavam para entrar. Com carinho nos recebiam cheios de alegria e com aquela mesa farta cheia de bolos, carnes, doces e guloseimas de todos os tipos. Já acomodados dentro da casa, repetíamos a música e juntos, todos os presentes, fazíamos uma oração agradecendo a Deus pela abundância, pela data e pela nossa vida.
                              Quando íamos embora para visitar outras famílias, os anfitriões e seus convivas faziam questão de nos brindar com alguma prenda bem significante.  Durante anos participei das folias de reis.
                              Lembrar disto está sendo maravilhoso, ainda que a mais de quarenta anos eu não participe mais desta maravilha de cantiga de folia de reis.
                              Agora sim, a inspiração me veio e me fez chorar de alegria e de saudades dos tempos que jamais voltarão. Por isso vamos cantar e comemorar este natal.




CANTIGA DE FOLIA DE REIS
 {OS TRES REIS}

Despertai do teu sono sereno,
Levantai vem ouvir os três reis.
Belchior, Gaspar, Baltazar,

Que anunciam de Deus nova lei.
Uma lei de amor ao MENINO
JESUS CRISTO, um bebê, nosso Rei.

Vem cantar, vem rezando e saldando
Este filho de uma MANGEDORA.
Este Irmão, Este Pai, Este Rei,
Que de Deus, traz a paz Salvadora.
JEUS CRISTO é A Luz que ilumina
Nosso ser, alma tão pecadora.

E agora que já acordastes.
Já ouviu que o galo cantou.
Recebendo e saldando o Menino,
Jesus Cristo o irmão salvador.
Vem depressa saldar esse irmão,
Vem cantando com muito amor.

Tantas glórias que só fazem bem.
Concedidas por Deus nosso Pai.
Aproveita e então agradece,
Veja bem que a alegria é geral.
Venha ver este Rei que nasceu
Em Belém tudo é festa é NATAL.