RECOMEÇAR

Dentre as infindáveis oportunidades que a vida nos oferece, o fato mais gratificante que há é a possibilidade que temos de recomeçar e continuar qualquer projeto que por motivos os mais diversos, muitas vezes são interrompidos, desviando sonhados rumos traçados ao longo da existência.

Não são raros os casos de jovens que, fugindo às obrigações que lhes são delegadas, se arruínam pelos caminhos sombrios dos vícios e da depravação, interrompendo assim, o promissor futuro tão almejado por si e pelos seus familiares. Nesses casos degradantes e melancólicos, alguns renascem das cinzas malévolas dos anestésicos e artifícios do mal, influenciados por bons conselhos, para gáudio e alegria do seu contexto social e da sociedade de um modo geral; enquanto outros permanecem inertes, sem motivos para recomeçar uma vida com renovadas esperanças, talvez por falta de uma vontade mais ferrenha, ou por não ter tido a felicidade de ouvir conselhos e explicitações valorosas e, sobretudo, convincentes.

Outros exemplos podem ser citados também em relação às pessoas idosas, muitas das quais, se entregam à inatividade e, sem qualquer razão de viver, seguem por veredas íngremes, sôfregas e angustiantes, antecipando o seu fim, até que, como um milagre, repensam suas vidas e reiniciam com garbo e sem olhar para trás, os seus projetos idealizados no passado, no sonho da mocidade, disseminando sabedoria e valiosos exemplos para os mais jovens.

Em contrapartida, muitas são as pessoas idosas que insistem em permanecer indiferentes ao fato de que o importante não é a idade cronológica, mas sim, o estado espiritual de cada um.

Não resta dúvida de que o ideal é a sequência natural dos esforços com a mais profunda fé na obtenção dos resultados visando a realização dos objetivos, mas é merecedor dos mesmos elogios aqueles que, tendo interrompido os seus acalentados sonhos por algum motivo superior às suas vontades retornam para a vida e recomeçam como que esculpidos e decantados para o cumprimento de suas metas.

Nessa conformidade, fica patenteada a certeza de que as oportunidades para recomeçar aí estão para todos, sem discriminação, e a luz da esperança brilha incandescente esperando pelos olhares perdidos nas trevas para mostrar a sublimidade de que é preciso sempre continuar.

Antenor Rosalino
Enviado por Antenor Rosalino em 10/12/2011
Código do texto: T3381649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.