CONTRASTES DOS SONS DA NATUREZA

 

As ondas do mar quando batem e se quebram na areia da praia produzem sons que nos são agradáveis aos ouvidos. Até porque quase sempre batem macias e lentamente. Claro, existem exceções, quando a praia é brava e estão em locais mais próximos do mar alto. São aquelas praias ainda pouco exploradas pelos homens. Porém as preferidas pelos surfistas por conta das suas grandes ondas. Os caiçaras chamam de maré brava. Ficam entre os costões e de difícil acesso. Em ILHABELA-SP [lado que faz frente para o Oceano Atlântico], ILHA DO MARAJÓ-PA [também do lado que faz frente para o Oceano], UBATUBA-SP, PERUIBE-SP [trecho de costões entre o Guarau, Iguape e Cananéia] e em outros locais nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, existem esses tipos de praias Essas ondas gigantescas batem forte e com grandes estrondos, mas ainda assim não nos assustam ou nos incomodam. Os sons que elas produzem também são bonitos.

Ja em alto mar, as ondas gigantes de mais de dez metros de altura qando batem e se quebrarem nas costeiras ou nos cascos dos navios de grandes portes, o fazem com uma rapidez e força escumunal, produzindo estrondos e sons ensurdecedores e tremendamente assustadores. A tal ponto que mesmo marinheiros experientes, capitães de longo curso se apavoram quando isso acontece.

O vento soprando na praia mesmo forte e com intensidade é quase imperceptível, a não ser por pequenos tufões ou redemoinhos que se formam com a areia que se levanta, mas não assustam.

Não tem sons ou ruidos. No entanto em alto mar são esses ventos os causadores dos grandes naufrágios. Através deles é que se formam aquelas ondas gigantes das quais já falamos. Os sons por eles produzidos são indescritiveis. Indiscutivelmente nocivos aos nossos ouvidos e horriveis de se ver. Igualmente os sons produzidos pelos ventos soprados nos coqueirais, taquarais, canaviais e outros ais da vida a gente ouve e sente na carne. São sons como os assobios e cânticos quase macabros. Se estamos em local a esmo, sem companhia, naquela hora em que o sol se põe (cair de tarde, quase noite) o tilintar e sons produzidos deixam o ambiente tétrico.

Os relâmpagos (coriscos) produzem os trovões e estes são os vilões de todos os sons. São os que mais nos atingem os ouvidos e nos assustam. Conseguem aparecer na nossa frente ao vivo e a cores. E nem se importam com a distância que deles estamos. O raio está caindo lá na Argentina e a gente o ve e ouve aqui. Coisa de louco isso. Massacram nossa audição, nossos corações nos colocando em pânico e de quebra estouram árvores, casas, telhados e tudo que tem pela frente. E quando estão acompanhados de temporais então a catástrofe se impera.

Em compensação as goteiras caindo e batendo com intermitência numa panela de aluminio vazia, numa lata, numa garrafa ou litro vazios, na vidraça, numa poça dágua ou mesmo na grama, acompanhadas daquela chuva fina pingando num telhado de zinco, nos soam como um bálsamo. Não há quem não goste de ouvir esse som. Esses sons parecem canções e inspiram nós poetas, bem como os homens comuns que não são loucos como a gente. Mesmo os mais insensíveis buscam nos períodos de suas férias, locais onde possam desfrutar desses sons maravilhosos. Até porque eles são afrodisíacos e nos induzem ao aconchego amoroso.

Finalmente penso eu que os sons produzidos pelos rios, cascatas e quedas dáguas; o chuá chuá de um regato e o ronco de um galho de árvore resvalando em outro são sublimes e gostoso de serem ouvidos ha qualquer tempo e hora. Deve ser muito feliz aquele que tem o privilégio de viver em um lugar onde tenha ao seu alcance e possa de tudo issos desfrutar. Precisa agradecer a Deus diuturnamente.

Nesta minha crônica quero muito agradecer a Deus, Nosso Pai Misericordioso por todo esse privilégio, que se não tenho hoje, vez que moro há mais de quarenta anos na Grande São Paulo, cidades de pedras, já nasci, cresci e vivi em locais com todas estas maravilhas das quais falei. Como embora escrevente de cartório também já fui pescador de navios e em alto mar, tudo o que descrevi aqui é real. UM BEIJO NO CORAÇÃO DE TODOS.