BUSQUEMOS A PAZ DO SENHOR

"Foi temendo o isolamento que me integrei na multidão, isolando-me ainda mais./ Foi receando a miséria que neguei e amealhei, miserável me tornando./ Foi apavorado ante a morte que me defendi tanto que acabei matando./ E, pior do que isso, foi temendo o medo de ter medo que medroso me tornei."

EDUARDO CANABRAVA BARREIROS

1908-1981), Das Buscas e Descobertas.

Salmo Calazans

Nós, evangélicos, que dia-a-dia estamos procurando viver sob os ensinamentos bíblicos, acreditamos que o progresso, seja em nossa vida pessoal, em nosso lar, em nosso trabalho, ou em qualquer atividade cotidiana, só vem quando estamos em perfeita paz e harmonia com os nossos semelhantes. Por este motivo procuramos sempre viver o verdadeiro amor que nos ensinou o Mestre, quando diz: Aquele que ama seu irmão está na luz (I João, 2:9:11). E ainda acrescenta o seguinte: Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; por ventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor ( Sofonias, 2:3). No Livro de Tido, 3: 9, diz o seguinte: Mas não entres em contendas e nos debates acerca da lei... A seguir no livro de Tiago, 4: 11, encontramos o seguinte: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão, fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.

Por todos estes motivos, fico muito preocupado com o destino de alguns queridos irmãos cristãos que em momentos de descuido, dão ouvidos ao inimigo das nossas almas e em completo desacordo com os ensinamentos bíblicos, procedem exatamente ao contrário do que nos foi ensinado por Cristo.

E eu, como acredito que o único recurso que existe neste momento é a oração, me ponho a orar por todos os meus queridos irmãos, acusados e acusadores...

Peço a Deus que ilumine aos que estão acusando, e que arrependam-se do que estão praticando, para que o Mestre não se entristeça com eles. Jesus sempre nos ensinou a amar-mos a todos, e nos admoesta para que jamais nos coloquemos como juizes. Ainda nos ensina que jamais devemos nos rebelar: Porque a rebelião é como pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria... ( I Samuel, 15: 23). Peço também ao Divino Mestre, que dê força aos que estão sendo acusados, para que resistam com fé e coragem nestes momentos difíceis que enfrentam nessas horas.

O que as vezes também muito nos entristece, é percebermos a participação de muitos líderes religiosos, que fugindo de seus principais objetivos, juntam-se àqueles que rebelaram-se para incitarem ainda mais a contenda, o desentendimento e o desamor entre os que estão em litígio.

Seria muito mais coerente se nessas horas, as lideranças religiosas se unissem para pedirem a Deus que coloque amor nos corações dos homens. E que o Espírito Santo possa iluminá-los, para que com muita paz e tranqüilidade cheguem a um denominador comum, e desse jeito possa reinar o amor e o entendimento. Que, como acreditamos, só assim, se pode construir uma sociedade melhor para todos. Se formos analisar a História, chegaremos a conclusão, que todas as grandes guerras foram iniciadas por desentendimentos menores, tornando-se em dimensões imensas como consta nos registros oficiais. E se assim ocorreu, foi porque as partes em litígio, não tiveram humildade e sabedoria necessária para contornarem as áreas de conflitos causadoras dos desentendimentos. Em todas estas ocasiões os grandes perdedores foram sempre os incautos, que induzidos pela mídia, como acontece nos dias de hoje, a tomarem partido por um lado ou por outro, mais tarde, em muitos casos arrependeram-se terrivelmente de decisões tomadas erroneamente.

Neste momento de dificuldade que atravessa o nosso querido Estado do Espírito Santo, gostaria de conclamar a todos os evangélicos e também àqueles que se dizem cristãos, para que juntemos nossas forças, não para tomarmos partido a favor de uma ou da outra facção contenciosa, mas para unidos pedirmos a Deus que ilumine os nossos líderes políticos e coloque amor em seus corações para que desse jeito eles possam encontrar a solução que resolva o impasse que observamos existir entre homens tão inteligentes do nosso querido Estado.

Ainda segundo a Bíblia, a sabedoria de Deus nos exorta da seguinte maneira: Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades existentes, foram ordenadas por Deus.

Por isso, quem resiste à autoridade resiste a ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação, (Romanos, 13: 1:2).

Por esses motivos, gostaria de insistir com os nossos irmãos capixabas, para que meditemos nessas máximas e deixemos de lado todo tipo de interesse ou paixão por qualquer uma das partes que, no momento, estão passando por uma fase de desentendimento. Pensemos apenas no bem estar do nosso povo, para que consequentemente, possamos também usufruir da paz que o entendimento entre nossas lideranças possam trazer-nos.

Cada um de nós, em nossas casas, ou em nossas igrejas, não importa a denominação, devemos orar fervorosamente ao nosso Deus implorando a misericórdia divina para que seja resolvido de imediato, essa crise tão grave que assola a nossa querida terra.

Deixemos que o Criador, resolva sem qualquer trauma, todas as pendências e desarmonia existentes entre as partes litigiosas, e que dessa maneira possa ser evitado graves conseqüências que sem a ajuda de Deus poderão ocorrer.

Tenho plena convicção, de que a partir do momento em que deixarmos o Criador e Rei agir, tudo será solucionado do melhor modo possível na mais perfeita paz do Senhor.