AS MARGENS DO ITAPEMIRIM

E Jesus respondendo-lhes disse:

Tende fé em Deus;

Marcos 11:22

O amor não faz mal ao próximo.

De sorte que o cumprimento da lei

é o amor.

Romanos 13:10

Porque nele se descobre a justiça

de Deus de fé em fé, como está escrito:

Mas o justo viverá da fé.

Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê

sempre paz de toda a maneira. O Senhor

seja com todos vós.

2 Tessalonicenses 3:16

Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a

misericórdia e o perdão.

Daniel 9:9

...Hoje eu gostaria de falar de fé e de paz, eu quero exaltar o amor e o perdão.

Neste momento algo em minha alma me faz recordar o encanto, a simpatia, a beleza e o sorriso que se faz presente em todos cachoeirenses, principalmente nos meses de inverno que nem tanto se faz aqui nesta cidade, tão linda e acolhedora! Cachoeiro de Itapemirim, “Capital Secreta”? Não sei... Em minhas andanças por este mundo do meu Deus, hoje este título não tem mais nenhum significado. Em todos os Estados do Brasil, onde quer que você chega, basta falar que é da Terra do cantor mais famoso do País e todos já a identificam de imediato. A música Meu Pequeno Cachoeiro de autoria do compositor Raul Sampaio, tornou a Terra dos Braga “s”, a cidade dos meus amigos particulares e incentivadores, Solimar de Oliveira, Dedé Caiano, Sergio Sampaio, Prof. Manuel Maciel,Bayron Tavares do artista plástico Calixto, entre tantos outros que, infelizmente, não tiveram em vida e nem depois de partirem para a eternidade, o valor merecido  o que é uma pena, na cidade “berço” da cultura capixaba. Aqui e em uma grande parte do Brasil, infelizmente, se o artista, seja de qualquer seguimento da área cultural, não for rico ou não tiver algum prestígio político, não é valorizado, ao contrário daqueles que foram privilegiados pelo “destino” com estes atributos citados.

Na verdade, o que eu quero falar não é sobre o descaso que dão aos nossos artistas. Muitos até se tornam “desconhecidos” por insistência de alguns, que não tem a capacidade e sensibilidade dos mesmos e fazem questão de sufocar a lembrança destas mentes brilhantes, muitas vezes, até mesmo por pessoas do seu círculo familiar. Por inveja de não terem a mesma capacidade dos mesmos, usando métodos duvidosos tentam apagar totalmente a lembrança destes artistas que tantos benefícios trouxeram para nossa cultura. Hoje eu quero falar de felicidade, da alegria que tenho sentido ultimamente aqui junto a este povo tão generoso e hospitaleiro. Quero exaltar e agradecer o carinho desta gente tão amável da cidade que foi erguida às margens do Itapemirim... Quero esquecer as maldades de forasteiros (as) estranhos as nossas raízes que muitas vezes chegam aqui em nossa Terra com “vestes de cordeiro” e são beneficiados (as) por nós e depois, sem nenhum pudor, abusando da bondade e falta de maldade que nos foi doada pelas águas límpidas do Itapemirim e que, em um momento de descuido, aproveitam a primeira oportunidade e, usando de toda falta de escrúpulo, dignidade e respeito a quem lhes estendeu a mão, sutilmente iniciam um processo de traição tão abominável que nos prejudicam em todos os aspectos. Seja na área sentimental, material e até tentam nos denegrir moralmente. Muitas destas infelizes criaturas chegam até a subtraírem bens materiais daqueles que no início o ajudaram a se estabelecer na cidade. O céu, o sol, a lua e as águas do Itapemirim são testemunhas do que estou dizendo, e não só eles, mas também, as famílias mais antigas e tradicionais de Cachoeiro de Itapemirim podem comprovar o que estou relatando neste

momento. Entretanto, como eu disse no início de nosso escrito, hoje não quero “chorar as magoas”, quero falar da bondade de Deus, do amor glorioso que nos transporta a sonhos lindos de libertação e nos induz ao perdão (...) virtude esta que, só mesmo por amar tanto ao nosso Criador, nos é concedido poder ter este privilégio maravilhoso que é o de saber perdoar(...) Quero falar das bênçãos maravilhosas que temos obtido através da obediência, retidão e resignação que praticamos incessantemente.

A vingança jamais fez parte do caráter da população deste abençoado município. Preferimos deixar para que nosso Pai, que tudo vê, observa e contempla, tome as devidas providências que Ele achar conveniente. Alguns até criticam as atitudes pacíficas das pessoas tão complacentes deste município, outros admiram a resignação deste povo, tem também aqueles que um dia se diziam amigos e que antes telefonavam, quase todos os dias, para quem foi ferido por umas destas vis criaturas, para marcar alguma reunião onde, com certeza, a conversa se estenderia a favor dos seus próprios interesses (...). Entretanto, a astúcia dos maus e a leviandade das intenções destas pessoas se juntam aos traidores para, unidos, se afastarem daqueles que se mostraram tão generosos com os mesmos (...) Existem também aqueles que instigam o revide. Porém, a pessoa que foi banhada pelo Itapemirim tem firmes princípios de honra e dignidade. Sabem que o tempo é soberano, ele trará a verdade à tona e, quando isso acontecer, tudo será entregue a Deus com o pedido de perdão para os desprovidos de caráter. Imploram misericórdia por seus inimigos e acusadores que, revestidos sob a máscara da hipocrisia e, usando até mesmo do prestígio que no início da carreira foram ajudados a construir, juntam-se aos falsos amigos para tentarem denegrir a honra de inocentes com acusações levianas e sem nenhum fundamento sólido. Neste momento agimos como nos foi ensinado por nossos pais, pedimos a Deus que os perdoe. Porém, temos plena convicção de que mesmo que nosso pedido de clemência seja atendido e estas pessoas sejam perdoadas, a justiça do alto é infalível. Deus pode até atender a oração de servos fiéis e perdoar aos seus perseguidores, entretanto, paralelo ao perdão sempre vem uma advertência com a santa intenção de que deste modo estas pessoas venham a arrepender-se do mal que vivem praticando. Só esperamos que a correção que receberão não seja demasiada de tal forma que permita noites em claro e sofrimentos os quais no início do calvário daqueles que tenham sido machucados tanto passaram (...). Mas infelizmente, neste caso, percebemos que este desejo foge ao nosso alcance e a nossa vontade própria. A justiça de Deus cabe somente a Ele decidir.

Por isso mesmo, hoje eu quero apenas falar de amor, este sentimento puro que nos traz alegria, paz, vitória e o mais importante, junto ao amor vem tantas outras qualidades que nos levam à mais gloriosa e almejada benção. Sim, eu estou falando da nossa salvação. Ainda com a consciência tranqüila, com toda segurança, posso afirmar que, se tivéssemos que partir hoje, iríamos conscientes da nossa eterna salvação, não apenas pelo fato de perdoarmos a todos que nos fizeram passar por tanto sofrimento, mas também por termos conseguido viver até os dias atuais, sem ser preciso prejudicar a ninguém e nem ter se apossado de bens que pertenciam a outras pessoas. Por estas verdades, eu quero mais uma vez exaltar o amor, o amor e a fé que Cristo nos tem dado às margens do Rio Itapemirim.

19 de agosto de 2011