A FELICIDADE EXISTE

Felicidade [Do latim felicitete] Qualidade ou estado

de feliz;

ventura, contentamento.

Ventura [Do latim ventura] Fortuna próspera; boa

sorte; felicidade.

Venturoso. Que tem, ou que há ventura; ditoso,

feliz, afortunado: homem venturoso.

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, Deus criou o homem para usufruir de plena felicidade, e também "programou" o mundo e todo o universo para proporcionar esta felicidade à sua criação, se não, vejamos: No livro de Gênesis 1:27-30: “E criou Deus o homem à sua imagem; imagem de Deus o criou, macho e fêmea. E Deus os abençoou, e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento. E assim foi.”

Se pararmos para meditar nesses versículos bíblicos, de imediato poderemos perceber a preocupação que Deus teve desde o início dos tempos com a felicidade do homem.

Já imaginaram o que seria até hoje se estivéssemos vivendo conforme o pensamento inicial do Nosso Criador? Tudo Ele providenciou para que tivéssemos o que necessitamos para nossa sobrevivência.

Primeiro Ele nos criou à sua imagem; em segundo lugar, Ele nos abençoou e nos garantiu poder sobre todos os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os animais da terra; em terceiro lugar, Deus ainda providenciou todo alimento que viéssemos a precisar para alimentar nosso corpo. Que felicidade maior poderíamos almejar? Ao homem foi concedido tudo para que a felicidade reinasse em nossas vidas em plenitude.

Entretanto, o homem não satisfeito com toda a felicidade concedida por Deus, não preocupando-se com o que poderia acontecer após desobedecer ao Criador, procedeu justamente contra a única exigência que lhe fora imposta para ser merecedor de tanta felicidade, na primeira oportunidade, cometeu o grande pecado da desobediência. Sim, ao contrário do que muitos pensam o grande pecado do homem foi a desobediência. E por este motivo, disse Deus ao homem: Gênesis 3: 18-19: “Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornarás.”

E o homem, por muito tempo, viveu em grande tribulação...

Certo dia, o coração bondoso do nosso Deus, não suportando mais observar tanto sofrimento na face da terra, resolveu enviar Jesus Cristo, Seu único filho, para remir a todos dos pecados.

Porém, para que o perdão fosse concedido, e o homem voltasse a ser merecedor das promessas de felicidade do nosso Criador, era necessário que a humanidade obedecesse a certos princípios.

No Novo Testamento encontramos o seguinte: Mateus 5: 1-11: “E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se , aproximaram-se dele os seus discípulos. E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem - aventurados, os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem -aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem -aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem -aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem -aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem -aventurados os limpos de coração; porque eles verão a Deus;Bem- aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem -aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem - aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”

O grande segredo da felicidade estava revelado, Jesus veio mostrar que ainda havia uma oportunidade para que o homem se tornasse totalmente feliz. E estes princípios têm validade até aos dias de hoje, àquele que proceder exatamente conforme esses ensinamentos com toda certeza serão pessoas possuidoras de grande felicidade.

Para substanciar ainda mais o nosso raciocínio vejamos o que diz o apóstolo Paulo em sua epístola aos Gálatas 5: 16-26: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a cerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Ou se, desejássemos fazer um paralelo com nosso pensamento poderíamos acrescentar; o homem que cometer tais coisas não será feliz na terra.

Entretanto, Paulo em suas palavras nos ensina o segredo para sermos felizes na terra e podermos herdar o reino de Deus, quando nos diz: “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” E acrescenta: “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglorias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”

Pelo que vimos, a felicidade existe sim, apenas torna-se necessário que sigamos os ensinamentos bíblicos para que a alcancemos em sua plenitude total.