Uma viagem diferente...

A família ia sair de férias como faz todo mês de outubro (semana de recesso na escola – criança e professor) seria por poucos dias, mas compensava a diversão. Este ano eles haviam combinado que iriam fazer uma viagem diferente: Iriam de trem e voltariam de avião. Duas coisas que para eles eram novas e que queriam experimentar. Com antecedência marcaram a viagem, compraram as passagens e reservaram o hotel, iriam para a praia, coisa que eles adoravam e de preferência fora de temporada, pois era tudo mais tranqüilo, mais barato e menos disputado. O dia chegou e a expectativa de viajar de trem era grande, parecia uma viagem perdida no tempo, a começar pela locomotiva, que já tinha bem uns cinqüenta anos e a aparência do século passado. Seriam horas e horas de viagem, levaria praticamente o dia inteiro para chegar ao seu destino, tempo previsto 12 horas de viagem. Cedinho partiram e a coisa mais bonita de se ver eram as belas paisagens e as cidadezinhas por onde o trem passava, ele ia cortando várias cidades do interior de Minas até chegar ao Espírito Santo em Vitória e o mais divertido de tudo era quando o trem parava e as pessoas da comunidade local se aproximavam do trem para vender quitutes, doces enormes e quitandas variadas, eles aproveitavam a parada do trem para ganhar um dinheirinho e fazer a alegria das pessoas do trem que gostavam de comprar todas aquelas guloseimas pelo caminho. O tempo de parada em cada cidade era bem curto, mal dava para negociar a compra e partir. Mas era tudo muito divertido também. Se não fosse tão demorada a viagem seria até mais interessante, pois, acabou ficando bem cansativa. Teve uma hora que a locomotiva quebrou e ficou parada bem mais de uma hora decidindo o que iria ser feito, e a solução foi trocar a locomotiva, assim partiram novamente. Já era bem umas quatro horas da tarde e o calor estava de matar, a viagem atrasaria pelo menos em mais uma hora do previsto. As crianças sempre agitadas não gostaram da demora, queriam chegar rápido ao destino. A novidade tinha ficado para traz fazia tempo, agora eles achavam tudo tediante. Custaram mas chegaram ao seu destino, com a certeza de que de trem nunca mais. A viagem se fosse apenas à metade do tempo, não seria tão cansativa, mas o bom mesmo foi ver aquele verde todo, rios, córregos, matas, serras entre montanhas e o azul do céu. E como tudo que acontece nesta vida temos que saber tirar o melhor proveito da situação. A volta, esta sim, foi deveras tranqüila, tudo deu bem certinho e o retorno de avião foi tão rápido que eles mal acreditaram que já haviam chegado a casa!

A família agora entrou em consenso: viagem agora, somente de avião!

Sandra Rosa
Enviado por Sandra Rosa em 18/10/2011
Código do texto: T3283909
Classificação de conteúdo: seguro