24- CRONICANDO: Chico e Zé em: O Supersticioso

Chico e Zé em: O Supersticioso

CHICO: Zé, tu não sabe da nova?

ZÉ: O que é, Chico?

CHICO: Vou fazer dança de salão com a Maria.

ZÉ: Sério, Chico? Que bom! Começa quando?

CHICO: Hoje?

ZÉ: Hoje, Chico? Mas tu sabe que dia é hoje?

CHICO: Sexta.

ZÉ: Não Chico, hoje é sexta-feira treze.

CHICO: E o que é que tem?

ZÉ: Bem, se você não ver nada, então deixa pra lá.

CHICO: nao Zé,desembucha logo.

ZÉ: Hoje é o dia do azar, homem. Tem gente que nem se levanta da cama e mesmo assim acontece desgrasseiras com elas e imagina com quem vai andar por ai por esse mundo!

CHICO: Mas a escola de dança é na outra rua. Bem ali.

ZÉ: É nos lugares mais improváveis que está o perigo. Ou melhor, os perigos. Pense bem. Você disse que é logo ali na esquina, deixa eu te confirmar uns dados. Qual a tua idade?

- CHICO: 59 anos.

- ZÉ: E tu também estás com sobrepeso, talvez tenhas pressão alta e diabetes. Logo o teu coração já não é o mais o mesmo. E tu ainda fuma e bebe e o mais importante, não pratica esporte.

CHICO: Vou começar a praticar agora. Dança de salão.

ZÉ: Espera homem de Deus. Deixa eu te falar uma coisa. Tu sabias que em média morrem três pessoas por semana no Brasil em aulas de danças? E todas com o teu perfil.

CHICO: Sim, e você quer dizer que eu serei o próximo?

ZÉ: Chico, sou muito teu amigo. E não quero que nada de ruim aconteça com você. Se pelo menos as aulas começassem num outro dia. Mas logo hoje e, você com esse perfil.

CHICO: Supertição. Supertição. Não acredito em nada disso.

ZÉ: Pois era melhor você dá crédito, meu amigo. A morte dos ateus são as piores.

CHICO: Que ateu coisa nenhuma, eu acredito sim em Deus, só não acredito nessas mentiras supersticiosas que são disseminadas para nos causar pavor. Coisa típica de americano.

ZÉ: Mas deixa eu te dizer uma coisa. Tu sabes quantas sexta-feiras treze ocorreram no ano passado? TRÊS, meu amigo. Três. Uma média de uma a cada quatro meses. E tu sabe o que aconteceu ao redor do mundo nesses dias? A erupção de um vulcão na Ásia em plena madrugada matando milhares. Uma tsumani e enchentes em ¼ do mundo, inclusive aqui.

CHICO: Sim...

ZÉ: Tu sabes qual a probabilidade de um avião cair? Uma em um milhão de vôos. Sabes quantos caíram nessas sexta-feiras treze, nove. E tu ainda dizes que isso é besteira!

CHICO: Eu só não acredito...

ZÉ: Chico, contra fatos não há argumento. Você está correndo perigo. De repente tu tens um infarto. Um derrame. Mal-súbito. Dançando podes quebrar uma perna, se não as duas, podes cair e fraturar a bacia, ou até mesmo a coluna.

CHICO: Está bem, entendo a sua preocupação...

ZÉ: Mais não são meras preocupações são estatísticas, Chico, estatísticas. Me diz uma coisa, lá é professora ou professor?

CHICO: Professor!

ZÉ: E tu vai levar a tua mulher para se agarrar com um professor de dança em plena sexta-feira 13, Chico? Isso que é dá sopa para o azar.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 13/10/2011
Reeditado em 25/11/2022
Código do texto: T3274387
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.