A EVOLUÇÃO DA TERRA OU DEIXEM DEUS EM PAZ

Temos lido centenas de explicações sobre as diversas manifestações da natureza, tais como enchentes, tornados, furacões, grandes secas, vulcões, terremotos etc.
A maioria delas quer atribuir ao homem a culpa por todas essas ocorrências, ou então a fatores “sobrenaturais” ou “divinos”, dizendo que o homem está sendo punido por “não querer ouvir a palavra de Deus” e baboseiras semelhantes. Deus nunca é culpado pelas tragédias, mas quando há algum sobrevivente foi ele que realizou o “milagre”.
Menos importante para essas pessoas são as comprovações, irrefutáveis, provadas e comprovadas, do que causa alguns fenômenos e sobre as quais não existe mais nenhuma dúvida, para ser bem redundante.
Todas essas ocorrências sempre fizeram parte da história evolutiva do planeta Terra, senão como se explica, por exemplo, a existência de rochas sedimentares nas montanhas mais altas ou conchas marinhas fossilizadas no interior do continente?
Vamos então desenvolver uma tese bem simples:
O Rio Amazonas desde sua entrada no Brasil, em Tabatinga - onde ele ainda se chama Solimões - até a foz, tem um desnível de apenas 85 metros e grande parte da Bacia Amazônica está abaixo de 100 metros.
Suponhamos que essa região comece a sofrer uma subsidência de um décimo de milímetro por ano o que é praticamente imperceptível aos nossos padrões de medição e pode até já estar acontecendo.
Após um período relativamente curto de dez milhões de anos essa região estaria totalmente submersa em um oceano com mil metros de profundidade.
Se as florestas inundadas forem cobertas por sedimentos, em mais alguns milhões de anos teríamos então a maior reserva de carvão mineral da terra. Aliás, foi assim que se formaram as reservas de carvão distribuídas em todo o planeta e que são, atualmente, a maiores reservas de energia conhecidas.
Ainda existem controvérsias sobre o tal aquecimento global; alguns cientistas ainda contestam tal fato, se é realmente maléfico para a terra ou ainda se não passa de mais um ciclo de aquecimento que evidentemente independe da ação do homem, já que são conhecidos vários períodos glaciares e de aquecimentos bem anteriores à existência humana.
É claro, entretanto, que se o homem desmata, constrói aos pés de taludes ou bloqueia a passagem das águas algo pode acontecer à superfície da terra, à região habitável, e não à dinâmica interna da terra, responsável pelos terremotos. Saibam que sempre existiram chuvas torrenciais e enchentes aqui e acolá. A diferença é que o homem “ainda não estava lá”.
Este é um texto bastante simplificado sobre a evolução da crosta terrestre acompanhado de um pedido:
Deixem Deus em paz
Nada de ficar pedindo pra chover ou parar de chover, uma geladeira nova, uma promoção no emprego ou uma ajudinha tipo “a mão de Deus” pro seu time ganhar o campeonato. Afinal, ELE deve estar muito ocupado com grandes obras, tais como controlar as órbitas celestes, criar novas estrelas e planejar novas ( e melhores) civilizações em outros planetas.

Wilson Pereira
Enviado por Wilson Pereira em 12/09/2011
Código do texto: T3214697