FIZ A MINHA PARTE, E VOCÊ?

Não digo isso com orgulho, mas também não quero ser hipócrita.
Pelas minhas contas, durante minha vida até aqui, devo ter consumido pelo menos uns 120.450 litros de água usando apenas para beber e higiene pessoal.
Devo ser responsável pela morte de centenas de frangos e dezenas de bois e porcos, sem contar eventuais provas de carne de jacaré, paca, tatu... cotia não.
E os chamados peixes e frutos do mar então? Salmão, robalo, sardinha, bacalhau, lagosta, camarão, lula, polvo, que delícia heim? Até carne de baleia já provei quando não era proibida sua caça.
Esse desmatamento todo foi feito pra produzir soja, feijão, arroz, verduras, frutas que eu devoro todos os dias.
Para livros, relatórios, textos etc. etc. devo ter consumido alguns milhares de árvores; muito embora eu tenha plantado algumas; tenho certeza que estou em déficit. De grafite para lapiseira e as mais variadas canetas então foram milhares, eu acho.
Essas usinas hidrelétricas, nucleares e movidas a carvão, foram construídas apenas para meu conforto; minha iluminação, meu computador e meu divertimento.
Se não foram enterrados ou queimados - nem sei por quem - só de pneus devo ter pra mais de uns 500 que usei e hoje podem estar servindo de criadouro de mosquito, já que não sei para onde mandam os pneus velhos quando troco por novos na loja.
E a montanha de lixo? Na minha vida toda devo ser responsável sozinho por uma montanha igual àquela de desmoronou em Niterói, e olha que não me considero um grande consumidor. Milhões de sacos plásticos, garrafas Pet, vidros, madeira, móveis, utensílios diversos, restos de obra, latas de aço (felizmente as de alumínio já são recicladas).
E o fétido chorume que escorre das montanhas de lixo então? É resultado de sobras de alimentos que joguei no lixo.
Por falar em fétido, o esgoto que escorre sem tratamento para rios e lagos, eu confesso que parte dele é minha.
Faltou ainda falar do ar, não apenas o que respiro causa aumento de CO2, tem ainda o de meu carro que emite CO2 e enxofre entre outros poluentes. Finalmente, tenho certeza que foram alguns sprays de tinta, desodorantes e inseticidas que usei que ajudaram a reduzir a camada de ozônio.
Eu sou “O HOMEM” e confesso minha culpa... E você?

Wilson Pereira
Enviado por Wilson Pereira em 02/09/2011
Reeditado em 02/09/2011
Código do texto: T3196223