Revivendo Emoções

Revivendo Emoções

Muitos fatos ficam guardados, experiências passadas registradas sem que a gente se aperceba... Mas o fato... Seja triste, interessante ou não, uma hora ou outra vem à mente e faz com que a gente reviva certas emoções! Escrevo isto me lembrando de minha querida avó, uma pessoa tão doce, agradável desejosa em servir, sempre amável educada, pois nunca a vi fazendo qualquer desaforo a alguém... Nem demonstrando qualquer impaciência! Vaidosa, risonha, figura que se impunha pela própria presença!

Uma coisa eu sei que ela gostava de ser tratada com devida consideração! Ensinava-nos que respeito é importante, principalmente aos mais velhos... E ouvir era uma das qualidades mais belas nos jovens! Mesmo se não concordassem... Entendia que com as novas gerações surgem mudanças. E como hein!

Pois bem conto tudo isso para dizer que me lembrei da vovó, porque presenciando certas atitudes de desconsideração de certas pessoas que às vezes tão chics aos nossos olhos fazem por deixar de ver os velhos simplesmente porque são anciãos!

Penso que deve ser muito triste sentir se invisível aos olhos dos outros! O sentimento me parece ser de um chinelo surrado já sem uso, deixado de lado! Deve doer muito.

Ninguém quer ser jogado ao ostracismo.

Será que não devemos policiar nossas ações para que isso não aconteça?

Voltando à vovó, quando chegava uma visita,logo ela ia olhar se estava penteada, se sua roupa estava adequada, enfim uma serie de coisinhas inclusive um batonzinho!

Fui criada com ela e conhecia sua maneira de ser! Elegante em todos os sentidos. Tinha fidalguia.

Minhas amigas vinham e muitas delas faziam festa, o que ela retribuía com muito carinho! Outras já eram mais secas no relacionamento, dando impressão à vovó que ela estava sendo demais no recinto... Ela saia meio sem graça e de fininho para ninguém perceber! Doía meu coração!!

Sabendo disso não segurava a visita e procurava me desvencilhar logo dela! Eram até amigas que eu gostava!

“Quando a visita saia, lá vinha minha avó, dizendo” Aquela enjoada já foi?”

Abraçada a ela eu dizia:_ Sim, a sem educação já foi... Não liga não, ela é assim mesmo, acho que lhe faltou foi berço!

Porque me veio esta história em mente? Simplesmente porque num determinado lugar onde me encontrava chegou uma pessoa de posição social muito boa,todo arrumado puxando prosa e cumprimentando um a um próximo do outro ,pulando o velho sem mesmo sentir sua presença,parece que estava invisível,porque nenhum olhar sequer aconteceu!

Aquilo me deu raiva, senti no coração como se minha avó dissese- Custa um cumprimento?

Pensando em vovó diria Instrução não é o mesmo que Educação! Berço é muito importante e este só se adquire em Família!

São muitos os instruídos em Ensino Superior, os favorecidos em bens materiais,,, Porém pouco educados e respeitosos!

Não estou generalizando... Longe de mim tal propósito!

Mas EDUCAÇÂO cabe em todo lugar!

Desculpem o desabafo!

Norma Kater.

N orma kater
Enviado por N orma kater em 06/08/2011
Código do texto: T3143629
Classificação de conteúdo: seguro